João Pessoa, 21 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ex-vice-presidente da Venezuela Elías Jaua se reuniu com Fidel Castro nesse fim de semana em Cuba e afirmou neste domingo (21) que o líder cubano "está muito bem e muito lúcido", e que os dois conversaram "por horas".
Jaua mostrou uma fotografia ao lado de Fidel e do diretor do Hotel Nacional de Havana Antonio Martinez, desmentindo assim os boatos que circulam há meses sobre o estado de saúde do líder cubano.
A apariação do líder cubano ocorre após diversos rumores rumores sobre o agravamento de seu estado de saúde. Fidel Castro está com 86 anos e está afastado do poder desde julho de 2006.
Jaua, que é assessor do presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que Castro o acompanhou ao Hotel Nacional de Havana no início da noite do sábado após o encontro. Ele então conversou brevemente com o gerente do hotel, Antonio Martinez Rodriguez, antes de sair.
"Sim, ele esteve aqui ontem, o mesmo velho Fidel, com sua barba e bochechas rosadas. Ele estava bem", disse Martinez à Reuters.
Na quarta-feira (17), a imprensa cubana tinha divulgado uma mensagem de felicitação de Fidel aos graduados da Escola de Medicina de Havana, mas o líder cubano não fez uma aparição pública.
Suas últimas aparições públicas datam 28 de março, durante a visita a Havana do Papa Bento XVI, e depois em 5 de abril, com a líder estudantil chilena Camila Vallejo.
Jaua foi substituído em 10 de outubro como vice-presidente da Venezuela pelo ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro. Ele deve representar o partido no poder nas eleições locais de 16 de dezembro, no estado de Miranda, onde enfrentará Compete Henrique Capriles, candidato que perdeu nas eleições presidenciais.
G1
SEGURANÇA - 11/09/2025