João Pessoa, 26 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALIMENTO

Recadastramento do Leite na Paraíba é destaque em seminário

Comentários: 0
publicado em 26/10/2012 às 09h24

O Secretario de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, representou o governo da Paraíba em Fortaleza (CE), no seminário nacional sobre a Nova Operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite).

O encontro reuniu a secretária nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Maya Takagi, e representantes dos nove estados do Nordeste e região Norte de Minas Gerais onde são desenvolvidas ações do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite.

Na oportunidade, o secretário Marenilson Batista mostrou como está sendo realizado, na Paraíba, o recadastramento dos produtores de leite, destacando que o êxito na prática de recadastramento das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s) está relacionado ao trabalho conjunto que a Secretaria desenvolve com as empresas vinculadas, como a Emater, que realiza a assistência técnica em campo em todo o Estado. Com esse esforço, foi estabelecido o patamar de recadastramento e a regularização das DAP’s para que os produtores tenham a compra do produto garantida a preço fixo.

“O PAA-Leite é uma ação importante do Governo pois garante alimento aos que mais precisam e é um programa de inclusão produtiva na agricultura familiar desenvolvida no Estado”, observa o secretário.

A secretária Maya Takagi fez referência ao recadastramento na Paraíba afirmando que as boas práticas devem servir de modelo e afirmou que o “Governo Federal vai diminuir a burocracia na adesão dos estados e dos municípios e o recadastramento rigoroso dos produtores de leite faz com que os recursos sejam repassados pelo MDS diretamente para eles”, assegurou. Ela ainda destacou a função social do PAA Leite para atingir a meta do Governo Federal de erradicar a pobreza no Brasil.

Na Paraíba, a compra do litro de leite ao produtor custa R$0,97centavos sendo R$0,82 pagos pelo MDS e mais um incentivo de 0,15 centavos do Estado.

MaisPB

com assessoria

Leia Também