João Pessoa, 04 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Imigração de haitianos e bolivianos, Jimmy Hendrix e jogo de paciência apareceram na prova do segundo dia do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), contam ao UOL Educação primeiros estudantes a sair do exame.
Na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias entraram textos de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Rubem Alves. Apareceu também uma tirinha do Laerte que falava sobre a sedução do marketing.
A prova de inglês trazia uma frase do cantor e guitarrista Jimmy Hendrix sobre o caminho para a pacificação do mundo. Na prova de espanhol, havia uma tirinha da Mafalda, do ilustrador Quino.
Na prova de matemática, uma questão com o jogo da paciência pedia para que os estudantes descobrissem o número de cartas no monte.
O tema da redação era "Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21". A prova trazia como texto de apoio aos candidatos um excerto tirado do site do Museu de Imigração explicando o contexto dos movimentos imigratórios para o país e dois textos sobre a imigração de bolivianos e de haitianos em direção ao Brasil. Havia também um mapa com o trajeto percorrido por haitianos para entrada no Brasil a partir do Acre.
O exame pedia para que o candidato fizesse um texto com sugestões de intervenções no movimento imigratório para o país respeitando os direitos humanos. A partir dessas informações, o estudante deveria escrever uma redação dissertativa-argumentativa com ao menos sete linhas.
Na prova deste sábado (3), o tema "migrações" foi tangenciado com uma questão que tratava sobre a música "A Vida do Viajante", do cantor Luiz Gonzaga (1912-1989). No caso, segundo os professores do o Objetivo que corrigiram o item, a pergunta tratava dos deslocamentos internos em um país da dimensão continental do Brasil.
Terra
NA CÂMARA - 02/10/2025