João Pessoa, 03 de março de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
A professora Erika Marques, Reitora do Centro Universitário Uniesp, é doutora em Psicologia Social - UFPB, Mestre em Desenvolvimento Humano - UFPB, tem MBA em Gestão Universitária pela Georgetown College e é especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação à Distância pela UFF. @profaerikamarques

Temos todo o tempo do mundo?

Comentários: 0
publicado em 03/03/2021 às 06h23
atualizado em 03/03/2021 às 05h06

Ele passa rápido, não volta, nem perdoa e pedimos sempre mais porque achamos que temos pouco. Ele é o tempo, o senhor dos destinos e um dos deuses mais lindos, segundo Caetano Veloso. E ele é relativo, para termos a certeza, basta perguntar ao nadador que treina anos para baixar milésimos de segundos a sua marca e a uma mãe que espera ansiosa os nove meses pela chegada do seu primeiro filho.

A relatividade do tempo é mesmo instigante, passa rápido demais para os apaixonados quando estão juntos e segue a lentos passos quando separados, quase na mesma proporção do amor. Inclusive a canção “Porque não paras relógio”, eternizada por Altemar Dutra, foi escrita pelo compositor (o mexicano Roberto Cantoral) quando o médico o comunicou, que a sua esposa, acometida de uma grave doença, não amanheceria com vida. Desesperado, ao andar nos corredores do hospital, viu um relógio e compôs a canção pedindo para ele parar.

Os adolescentes dos anos 80 cantavam ao som da banda Legião Urbana, que tinham todo tempo do mundo e, assim, a certeza se repete (desde sempre) na mentalidade de quase todos os jovens que ainda não sentiram as vivências com o passar do tempo. Porém, se perguntarmos a um idoso (embora esse tenha tido a mesma percepção quando jovem), sobre o tempo, o seu entendimento tanto subjetivo quanto cronológico, estarão moldados pelas experiências vividas.

E quase em uma resposta aos jovens, é muito comum ouvirmos dos idosos: Já não tenho mais todo o tempo do mundo…

Atualmente as pessoas trabalham e funcionam em um ritmo frenético e acelerado, sempre repetindo para si mesmas que não tem tempo e assim, obviamente, nunca terão. E não estamos falando de diminuir o ritmo, mas de organizar as demandas, até mesmo porque já está mais do que comprovado que horas de trabalho não garantem o mesmo tempo relativo em produtividade. Da mesma forma que não adianta estar presente sem estar fazendo-se presente, quando, por exemplo, falamos de relacionamento, filhos, família, pois tempo é qualidade e não, quantidade. Mas a queixa pelo tempo, como se ele fosse o antídoto a tudo, é frequente na maioria das pessoas e, seguramente, mesmo com tempo, fariam da mesma forma…

Segundo Alexis de Tocqueville, as inquietações, os medos e a culpa dos tempos modernos, fazem com que as pessoas nunca vivam o presente. Tempos modernos? Esse texto foi escrito por ele em 1940! A modernidade já começava a interferir na relatividade do tempo, inclusive na atualidade, alguns futuristas atentam para o fato de que em meio ao mundo digital, até o nosso ciclo circadiano foi alterado na questão do dia e da noite, trazendo ansiedade e alterando a percepção do tempo.

O publicitário Nizan Guanaes, em um dos seus filmes, nos traz – “Se o tempo fosse nos dizer algo, certamente nos diria: pensem menos em mim, e mais em vocês, pois é perdendo tempo com o que se ama, que se ganha à vida”. Afinal, o segredo do tempo não está nas horas que passam, mas nos momentos que ficam.

Como diziam nossos pais e repetimos aos nossos filhos: tudo no seu tempo. Mas cá entre nós, com a vida, aprendemos que o tempo é hoje, o tempo é o agora. Depois o hoje será passado e o futuro ainda acontecerá e a nossa felicidade não merece esperar tanto tempo…

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas