João Pessoa, 02 de março de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Sputnik V

Governadores do Nordeste negociam aquisição de vacina

Comentários: 0
publicado em 02/03/2021 às 08h58
atualizado em 02/03/2021 às 10h43

Os governadores do Nordeste voltaram a conversar com fundo russo que financia a vacina Sputnik V, de acordo com informações da coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo. A negociação teria sido retomada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT) que, nesta segunda-feira (1°), foi às lágrimas, durante uma entrevista, ao comentar sobre a prorrogação das medidas restritivas no estado e pedir que a população se proteja contra a Covid-19.

O fundo soberano russo, que coordena o desenvolvimento da vacina Sputnik V, e os gestores negociam a possibilidade de vender o imunizante diretamente aos estados. Conversas já haviam sido iniciadas no início do ano, mas suspensas após imbróglio entre o Governo Federal e os entes federados sobre a organização da imunização.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou estados e municípios para comprarem diretamente vacinas de laboratórios estrangeiros quando as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde forem insuficientes para atender às suas populações.

Elas não precisam passar pelo crivo da Anvisa —desde que tenham sido aprovadas por agências estrangeiras renomadas. É o caso da Sputnik V. A expectativa é que o fundo russo poderia entregar 10 milhões de doses de forma escalonada entre março e maio.

MaisPB

Leia Também