João Pessoa, 09 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma ação publicitária interessante chamou a atenção de quem passou pelo final da avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, na tarde desta sexta-feira (9). No local, um dos artistas mais renomados na arte do grafite, Giga Brown, fez a pintura de um outdoor, em tempo real. O objetivo foi promover a cultura do grafite na cidade de João Pessoa.
A iniciativa fez parte do concurso “Arte e Energia na Subestação”, que é promovido pela Energisa em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). A arte produzida no outdoor representou o meio ambiente na ótica da sustentabilidade e reciclagem, temas do concurso. A ação publicitária foi uma ideia da Agência de Publicidade e Propaganda Sin Comunicação.
“Buscamos promover uma iniciativa direta para tentar modificar a maneira sobre como as pessoas ainda enxergam o grafite, que é uma arte livre, espontânea e criativa, produzida, geralmente, em locais públicos”, argumentou o diretor de Criação da Sin Comunicação, André Galiza.
A ideia foi compartilhada pelo grafiteiro Giga Brown. Segundo ele, tanto a ação como o próprio concurso, promovido pela Energisa, em parceria com a Sin Comunicação e Cufa ajudaram a disseminar um pouco da cultura do grafite que, a cada dia, ganha mais espaço na sociedade. “Foi bastante legal participar desta importante ação, que além de difundir o nosso trabalho, agrega valor à nossa arte e trata de um tema importante como é o meio ambiente, a sustentabilidade e a reciclagem”, comentou.
A Energisa promoveu o concurso “Arte e Energia na Subestação” com o objetivo de selecionar trabalhos desenvolvidos por diversos artistas na arte do grafite para ilustrar mais de 500 metros quadrados dos muros que compõem as subestações da empresa na Paraíba. Os trabalhos escolhidos, bem como o calendário de execução das obras, serão divulgados nos próximos dias.
“O objetivo do concurso é substituir a pichação, das quais os muros das subestações da Energisa têm sido alvos constantes, pelo grafite. Buscamos chamar a atenção e fazer algo belo, substituir a sujeira pela arte”, explicou a assessora de Comunicação e Marketing da Energisa, Marina Rievers.
Além disso, a empresa espera utilizar os painéis grafitados para campanhas educativas sobre educação ambiental. “Por isso, estamos selecionando trabalhos inscritos voltados à educação ambiental. Dentro do tema da sustentabilidade, podemos dar destaque à reciclagem, algo que estimulamos através do projeto Conta Cidadã, e reciclar é economizar energia”, concluiu.
Assessoria de imprensa
NA CÂMARA - 02/10/2025