João Pessoa, 17 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ofensas a ministros

Câmara convoca reunião sobre prisão de deputado

Comentários: 0
publicado em 17/02/2021 às 07h24
atualizado em 17/02/2021 às 08h15
Advocacia-Geral da União (AGU) se manifesta favorável ao indulto presidencial concedido ao deputado Daniel Silveira. Foto - Reprodução/ Pablo Valadares.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião extraordinária da Mesa Diretora para discutir, em conjunto, a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), efetuada ontem pela Polícia Federal.

O colégio de líderes também se reunirá para deliberar sobre o assunto.

A prisão de Daniel Silveira 

A Polícia Federal (PF) prendeu na noite desta terça-feira (16) o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu após o parlamentar ter divulgado um vídeo no qual proferia ataques e ofensas aos ministros da corte.

Silveira é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, que apura a organização e realização de manifestações com ataques ao Legislativo e ao Judiciário, e também no inquérito das fake news, que apura ataques aos ministros da corte. O deputado fez apologia a agressões físicas contra os ministros e defendeu a “destituição” deles.

A prisão ocorreu por flagrante delito por crime inafiançável e foi determinada de ofício pelo ministro dentro do inquérito das fake news — ou seja, sem pedido da PF ou da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“As condutas criminosas do parlamentar configuram flagrante delito, pois verifica-se, de maneira clara e evidente, a perpetuação dos delitos acima mencionados, uma vez que o referido vídeo permanece disponível e acessível a todos os usuários da rede mundial de computadores, sendo que até o momento, apenas em um canal que fora disponibilizado, o vídeo já conta com mais de 55 mil acessos”, escreveu Moraes na decisão, considerando “gravíssimas” as declarações do deputado.

Com informações do G1

Leia Também