João Pessoa, 16 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Zorro amava Garcia

Comentários: 0
publicado em 16/02/2021 às 08h31
atualizado em 17/02/2021 às 06h54

Silva é o nome de um jovem cantor brasileiro, de uma voz linda. Já entrevistei ele. Mas antes, Silva era apenas o sobrenome da geral. Pelé vai fazer 100 anos, mas não reconheceu a filha Sandra Regina, que antes de morrer escreveu o livro “A filha que o rei não quis”. Filho da mãe. Jô e Soares sumiram.

Anastácio é um nome estranho, mas Anastácia era a mulher de Dominguinhos. Mané é mané e malandro é mais chique.

Eu estava pensando nos sobrenomes. Tem gente que diz que é o máximo ser Fulano Albuquerque, que eu só vejo nos convites de casamentos. Eu pensava de como os sobrenomes estão entre as maiores diferenças, entre a burocracia e a vida. Besteira minha.

Aguiar é que habita as águas. Barbosa é um lugar onde há muitas árvores com barba de bode. Já Barbosinha morreu faz tempo, o saudoso “Colega”.

Carvalho é uma árvore, castanheiro idem. Pereira e amoreira também. Pinheiro sou eu, uma árvore que, dizem, o som de seus galhos é assustador. Pow!

Delfim é um peixe, nome daquele ministro que sumiu. Eustáquio é carregado de espigas. Fagundes é alegre, até temos uma praia na Paraíba, chamada Fagundes, mas não é habitada pelos vips.

Garcia é gracioso, mas é o nome do sargento que nunca prendeu Zorro. Domum é casa – não é o máximo? Inácio é ardente, Loyola que o diga. Jasper é tesouro. Cuca é cabeça. Lima é uma fruta, aliás, sem sabor, prefiro a pureza do limão.

Macedo é importante. Nunes é Nunes e Vanda é um peixe. Oliveira é uma árvore. Prestes é disponível, quintana é uma espanhola e Rodrigues é famoso pela verborragia – nunca esqueçam Nelson Rodrigues.

Sauer é uma pessoa paciente. Teixeira é um fio de luz, nome de uma cidade paraibana. Sorria meu bem, sorria enquanto é tempo. Temos o ator Ferrando Teixeira, que eu chamo de Fernando Peixeira. Uchoa é lobo, Ventura é sorte; aventura é outro ritmo.

Weiss é sabido. Xavier é formosa, e zuquim pode ser abobrinha. Nunca esqueci Flor de Lotus no enterro do pastor, chorando as lágrimas amargas de Petra von Kant. Kant é o nome de Immanuel.
Puxa vida! Como tem abobrinha no meu texto.

Kapetadas
1 – A melhor roupa pra não sair é a gola rolê.
2 – Quando estou triste escuto chorinho.
3 – Som na caixa: “Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha”, Chico Buarque

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também