João Pessoa, 14 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
sem aglomeração

Carnaval em casa é tema de campanha da PMJP

Comentários: 0
publicado em 14/02/2021 às 09h24
atualizado em 14/02/2021 às 13h23

“Esse ano o Carnaval é em casa”. A mensagem é do mestre Fuba, que encabeça uma campanha da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que pede que esse ano a população brinque a festa de momo em casa, com segurança, para se proteger do novo coronavírus. A campanha foi idealizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e será desenvolvida nas redes sociais durante os próximos dias.

O prefeito Cícero Lucena destacou a necessidade das pessoas assumirem a própria responsabilidade de evitar que a doença continue fazendo vítimas. Segundo ele, o vídeo traz de forma clara a mensagem de que não devemos aglomerar neste Carnaval para estarmos juntos comemorando os próximos anos. “A participação de Fuba nessa mensagem é muito importante por ele ser a voz de um dos hinos da cultural popular de nossa cidade, que todos os anos arrasta multidões no Muriçocas do Miramar. Vamos nos cuidar, cada um faz a folia em sua casa, com segurança e respeitando a saúde dos outros. No próximo ano, se Deus quiser, faremos o Carnaval da vida, festejando a volta da normalidade”, enfatizou.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, reforça esse apoio da população para o que o Carnaval este ano seja comemorado em família, sem aglomeração. “Todos temos que fazer um esforço individual e comemorar o Carnaval num ambiente de família, com poucas pessoas porque já passamos um ano inteiro nesse sofrimento do isolamento social em razão da pandemia da Covid-19, perdemos amigos, perdemos parentes, nossas atividades foram reduzidas, muita gente desempregada, outras sofrendo nos hospitais. Então, não é conveniente e nem humanamente justo a gente sair para comemorar na rua”, ressaltou.

Ele reforçou que todos devem aproveitar esse momento para fazer um Carnaval mais silencioso, ligado a saudade, à curtição pessoal, com a família, em pequeno grupo. “Eu acho que é esse Carnaval que temos que valorizar agora e ganhar energia, ganhar forças para que, em 2022, a gente possa realmente festejar e celebrar com vontade e com força. Esse é o nosso esforço”, acrescentou.

Mensagem – O músico, cantor e poeta paraibano Fuba até reconhece uma tristeza por não ter puxado as Muriçocas do Miramar, nesse que seria o 35º ano do bloco, mas considera a suspensão dos festejos como uma medida extremamente importante e necessária.

“As pessoas têm que exercitar a paciência, manter a serenidade e ficar nas suas casas brincando diferente. Não tem como aglomerar nesse momento tão difícil em que o vírus está se proliferando. Coloca um disco – um frevo, um samba e fica lá brincando com a família – é por aí”, recomendou o cantor, que compôs uma canção especialmente para esse momento, que fala para as pessoas não se aglomerem até que tudo volte ao normal.

O vídeo da canção – uma marchinha carnavalesca – foi gravado na casa de Fuba e será divulgado durante o Carnaval. “Espero que a gente consiga ter êxito nessa vacinação e, se der tempo de se organizar, com todo planejamento que exige um evento carnavalesco, vamos colocar a folia na rua novamente no próximo ano, com alegria em dobro. Eu sou muito otimista, mas, por enquanto, a gente vai brincando desse jeito, em casa, com segurança”, enfatizou.

Os festejos carnavalescos de João Pessoa para este ano foram cancelados em virtude da pandemia. O anúncio foi feito no mês passado pelo prefeito Cícero Lucena, que afirmou que a PMJP já deu início no planejamento para realizar, em 2022, um grande Carnaval. A medida respeita o entendimento científico sobre o contágio da Covid-19 e converge com a poética de Fuba, que prega cuidado com aglomeração, para ter o folião no Carnaval do ano que vem.

“Essa é a mensagem para esse Carnaval, o cuidado com a saúde, para que a gente possa ter a chance de brincar o próximo. Fiz essa música nesse momento de pandemia e acredito que seja o espírito do folião agora”, finalizou Fuba.

MaisPB

Leia Também