João Pessoa, 07 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
João Pessoa

Ação desobstrui calçadas na Feira de Oitizeiro

Comentários: 0
publicado em 07/02/2021 às 13h35
atualizado em 07/02/2021 às 12h17
Foto: Dayze Euzébio/Secom-JP

Garantir a acessibilidade, o passeio público do pedestre, a fluidez no trânsito e o ordenamento na Feira de Oitizeiro. Esse foi o objetivo da ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Civil Municipal e o apoio da Polícia Militar, realizada neste domingo (7).

A ação trouxe resultados práticos, já que com a retirada de comerciantes das calçadas, durante a manhã deste domingo, momento de maior movimento na Feira, tanto o fluxo de pedestres como de carros na Avenida Cruz das Armas ficou bem melhor em relação às semanas anteriores.

Os clientes da feira elogiaram a organização, porém, ainda com certa desconfiança por ações de gestões anteriores. “A Prefeitura tá de parabéns pela organização de hoje. Vamos torcer para que seja mantida por muito tempo. Porque já tentaram outras vezes mas acaba voltando a bagunça. Precisa de uma equipe permanente aqui”, afirmou Luís Cláudio Costa, frequentador da Feira de Oitizeiro, que reside no Costa e Silva.

O diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, José Carlos Rodrigues, disse que “João Pessoa hoje vive um novo momento. O prefeito Cícero Lucena gosta dos mercados públicos e quer fazer um reordenamento de todos eles, proporcionando ao cidadão e aos comerciantes melhores condições. Hoje, conseguimos liberar a Avenida Cruz das Armas, onde o trânsito está fluindo bem, e o mercado estamos vendo uma forma de reordenamento para trazer esse pessoal para dentro do espaço do mercado e proporcionar melhores condições de trabalho diário”, explicou.

O ordenamento do comércio na Feira de Oitizeiro teve início na última semana com reunião entre os feirantes e membros do gabinete da Sedurb, seguida do cadastramento desses trabalhadores junto à PMJP e ações educativas no local, que aconteceram nesta quinta e sexta-feira. De acordo com os feirantes, o problema de obstrução da calçada e de parte da Avenida Cruz das Armas se dava porque outros comerciantes, que não eram do local, estavam se concentrando lá no final de semana.

Além da obstrução da calçada e de parte da Avenida Cruz das Armas, outros problemas encontrados são a concentração de lixo, que está sendo resolvido pela Emlur, além da falta de padronização dos espaços destinados aos comerciantes.

De acordo com José Carlos Rodrigues, a intenção da PMJP é organizar tudo isso, com o plano de reordenação. “Nós estamos ouvindo os feirantes e a intenção do prefeito Cícero Lucena é reordenar todos os mercados de João Pessoa para oferecer melhores condições aos feirantes e a população”, concluiu.

Regularização de comerciantes – Desde o início do ano a Sedurb tem dialogado com feirantes e comerciantes informais. Além do ordenamento da Feira de Oitizeiro, outros mercados também vão passar por este trabalho. O comércio informal na orla também está sendo regularizado pela pasta. A Sedurb já se reuniu com responsáveis pelo aluguel de triciclos, patins, bicicletas e patinetes e deu entrada no processo de regularização da atividade. A secretaria também está em diálogo com representantes de vendedores de comida e brinquedos, para cadastrá-los e estabelecer um ponto fixo para a atividade.

MaisPB

Leia Também