João Pessoa, 21 de dezembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
‘SustentaMundoBr- Parahyba'

PB: programa coleta óleo de fritura em condomínios

Comentários: 0
publicado em 21/12/2020 às 08h24
atualizado em 21/12/2020 às 07h32

Uma nova ação dentro do programa ‘SustentaMundoBr- Parahyba’ vai viabilizar o recolhimento de óleo proveniente de fritura nos condomínios que integram a iniciativa nas cidades de João Pessoa e de Cabedelo. A partir da parceria com a empresa Indama, as cooperativas cadastradas no programa irão repassar o material recolhido para o descarte adequado.

“Tendo em vista que óleo de cozinha é, normalmente, despejado direto nos ralos de pias das residências, contribuindo para poluir milhares de litros de água, separar este resíduo é uma importante mudança de hábito”, salienta Eleine Bélaváry, coordenadora de educação e mobilização do ‘SustentaMundoBr-Parahyba’, referindo a dados que mostram que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

Eleine reforça que as cooperativas cadastradas no programa – Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare) e a Associação dos Trabalhadores de Reciclagem de Cabedelo (Astrec) – serão responsáveis por fazer o recolhimento do óleo de cozinha descartado nos condomínios, para que a Indama possa coletá-los nas próprias cooperativas.

A empresa surgiu em 1997, atuando no ramo da indústria e tendo como objetivo a reciclagem de subprodutos de origem animal e vegetal, atendendo aos frigoríficos, matadouros e mercados locais. Em 2007, contudo, foi uma das pioneiras na coleta de óleo vegetal saturado, conhecido como óleo de fritura, em todo o Brasil. É sediada no Rio Grande do Norte e possui filiais nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Paraíba – na cidade de Santa Rita, região metropolitana da Capital paraibana.

“Sempre prezando pelo desenvolvimento da logística reversa e da logística verde, um dos nossos principais objetivos é sensibilizar e alertar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente, quando descartado de forma incorreta”, reforça a empresa em seu site (www.indama.com.br). A Indama acredita que a destinação correta de resíduos e a reciclagem significam o reaproveitamento inteligente de recursos e a proteção ao meio ambiente.

Sobre o ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ – O programa foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) – www.ibasbrasil.org.br – para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local. A partir dele foi possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializam o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias.

Leia Também

MaisTV

Greve dos trabalhadores reduz atendimento e internação em Hospitais Universitários

EM JOÃO PESSOA - 06/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas