João Pessoa, 29 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÃO DA DPE

Vanildo Brito reúne cerca de 100 defensores em almoço de adesão

Comentários: 0
publicado em 29/11/2012 ás 21h45

O defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito, reuniu cerca de 100 defensores públicos em almoço de adesão à sua candidatura à reeleição, no início da tarde desta quinta-feira (29), no Restaurante Sal e Brasa, em João Pessoa. O evento contou as presenças do novo corregedor geral da Defensoria Pública, Elson Carvalho, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, defensores públicos de Campina Grande, entre outras ilustres presenças.

Na oportunidade, os defensores destacaram as ações realizadas por Vanildo à frente da entidade, proporcionadas graças ao bom relacionamento entre o defensor geral e o Governo do Estado. Um exemplo foi à criação da Lei Complementar nº 20/2012 que dispõe sobre a organização e estrutura orgânica da Defensoria Pública do Estado (DPE). Com a nova legislação, a DPE conseguiu a tão sonhada autonomia administrativa e financeira e passa a ter eleições onde os próprios defensores escolherão o defensor público geral do Estado.

“Como defensor público há 25 anos, eu tenho visto na pessoa de Vanildo Brito um homem abnegado, que se dedicou de corpo e alma aos anseios da Defensoria Pública e alcançou com esse seu trabalho os frutos que hoje a gente vem conseguindo, a exemplo da nossa Lei Complementar. Hoje, nós temos o direito de escolher o nosso defensor público, de votar no nome que desejamos para o cargo de corregedor. E isso é fruto do trabalho de Doutor Vanildo”, disse o coordenador da Defensoria Pública em Campina Grande, José Alípio Bezerra de Melo.

A ideia compartilhada pelo novo corregedor geral da DPE, Elson Pessoa de Carvalho. “Nós temos o mesmo objetivo que é o de construirmos uma nova Defensoria Pública. E é por isso que eu acredito no desafio proposto por Vanildo Brito, que, incansavelmente, tem perseguido essa nova filosofia para a entidade. Graças ao seu trabalho, conseguimos a tão sonhada autonomia. Por isso, gostaria de contar com a compreensão de cada um, pois, amanhã nós teremos uma eleição histórica e é preciso reconhecer o trabalho daqueles que tem serviço prestado a nossa entidade e à sociedade”.

Liderança perante os defensores

Já o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, reconheceu a liderança de Vanildo Brito perante a classe dos defensores. “Ele vive o cotidiano e exerce uma liderança natural perante o defensor público. Por isso, afirmo que o defensor geral Vanildo Brito é um dos grandes nomes que a gente tem como representante de classe. Principalmente quando ele abraça as causas dos mais necessitados”, disse.

Marco histórico

Por sua vez, o defensor público geral do Estado, Vanildo Brito, destacou várias ações desenvolvidas em seu mandato, entre elas, o reajuste diferenciado que os defensores terão a partir de janeiro de 2013. “Estivemos com o governador recentemente reivindicando aumento para a categoria e ele nos assegurou que, dentro do orçamento da Defensoria Pública, é possível conceder um aumento cabível”, afirmou.

O defensor público também destacou que a Lei da autonomia da Defensoria sancionada em maio deste ano foi fruto de uma luta de três anos desde a publicação da Lei Complementar nº 132 e a adequação à legislação nacional está sendo feita com a assinatura de hoje.

“A Defensoria vive hoje um marco histórico, um divisor de água, para seu fortalecimento e para a melhoria dos serviços jurídicos oferecidos à população de baixa renda. Por isso, acredito que precisamos continuar lutando por esses benefícios em favor dos nossos defensores”, comentou.

Eleições

As eleições para novo defensor público do Estado acontecem nesta sexta-feira (30), das 8h às 17h no auditório do Procon-PB, em João Pessoa. Todos os 273 defensores públicos do Estado integrantes do quadro ativo da carreira estão aptos a votar. Eles escolherão a lista tríplice que vai indicar o próximo ocupante do cargo. O mandato é de dois anos.

Por fim, Vanildo Brito destacou que esta é a primeira eleição da Defensoria Pública do Estado, realizada graças à lei sancionada pelo governador Ricardo Coutinho.

Assessoria de Imprensa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Polícia investiga roubos de quase R$ 200 mil em canetas emagrecedoras

BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x