João Pessoa, 30 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
JOÃO PESSOA

Mais de 8 mil eleitores justificaram ausência no 2º turno

Comentários: 0
publicado em 30/11/2020 às 07h15
atualizado em 30/11/2020 às 07h14
Foto: Agência Brasil

Quase nove mil eleitores de João Pessoa utilizaram o aplicativo E-título para justificar ausência no segundo turno da eleição, ocorrido nesse domingo (29). Conforme balanço emitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 8.882 eleitores que não puderam ir às urnas recorreram ao aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral para justificar ausência.

Na Capital, 121.917 eleitores não foram votar, o que mostra uma abstenção de 23,34%. No dia da eleição, a justificativa poderia ser feita, também, nas seções eleitorais.

Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Além do aplicativo, a partir desta segunda-feira (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.

Segundo o tribunal, cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente. Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, pode ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado e sendo impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em bancos públicos ou emitir documento oficial, entre outras restrições.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas