João Pessoa, 05 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESPAÇO CULTURAL

Exposição com peças que retratam homicídio chega a João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 05/12/2012 ás 11h49

Composta por obras que retratam homicídios totalmente ficcionais, a exposição “Crimes Passionais” será aberta na quinta-feira (6), às 19h, na Galeria Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). De autoria da artista plástica Marcela Tiboni (São Paulo, SP), a mostra é mais uma das contempladas pelo Edital de Ocupação da galeria em 2012 e pode ser vista de 7 a 30 de dezembro, todos os dias, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

De acordo com o texto de apresentação assinado pela artista, a proposta da exposição “Crimes Passionais” apresenta uma série de autorretratos que dialogam através da intensidade e do extremo com a arte e alguns de seus personagens. Nas obras apresentadas a relação entre a artista e as pinturas é enxergada como um enfrentamento, um confronto, um verdadeiro combate.

“Porém, todos estes combates ficam restritos ao universo fictício da arte, onde as armas são feitas de legumes, granadas feitas de bergamota, revólveres feitos com dedos das mãos, suicídios impraticáveis e espingardas de fotografia”, revela Tiboni.

Os crimes passionais tratados por Marcela são propostas de homicídios totalmente ficcionais, onde não há inquérito, álibis, julgamentos ou mesmo culpados. As obras explicitam a vinculação afetiva entre as partes e o sentimento forte e dominador, ou seja, deste extremo exercido por uma das partes, não poderíamos acompanhar outro resultado que não o da violenta emoção.

Desde 2003, a artista tem exposto com regularidade em importantes espaços culturais brasileiros, tais como: Paço das Artes (São Paulo, SP, 2004), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza, CE, 2005), SESC Pompeia (São Paulo, SP, 2005 e 2007), Memorial da América Latina (São Paulo, SP, 2005 e 2009), Centro Cultural FIESP (São Paulo, SP, 2008), Museu Nacional da República (Brasília, DF, 2008), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP (São Paulo, SP, 2008), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, SP, 2009) e Museu de Arte Brasileira – MAB (São Paulo, SP, 2010). Suas obras também já estiveram em países como Argentina, Espanha, EUA, França e Peru.

Serviço
Exposição “Crimes Passionais”, por Marcela Tiboni (SP)
Abertura: 6 de dezembro, às 19h
Local: Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural)
Visitação: 7 a 30 de dezembro, de segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada gratuita

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x