João Pessoa, 17 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
credibilidade

Pesquisas RedeMais/Opinião atingiram quase 100% de acertos em 2020

Comentários: 0
publicado em 17/11/2020 às 16h50
atualizado em 17/11/2020 às 14h20

De 28 municípios pesquisados, os levantamentos eleitorais realizados pelo Instituto Opinião (Campina Grande) para o projeto das Eleições 2020 do Portal MaisPB tiveram quase 100% de acerto e precisão nos números divulgados pela Rede Mais (Portal MaisPB e Programa Hora H).

As projeções das pesquisas foram confirmadas nas urnas em Campina Grande, Patos, Cabedelo, Sousa, São Bento, Bananeiras, Piancó, Lagoa Seca, Cuité, Picuí, Itaporanga, Ingá, São José de Piranhas, São João do Tigre, Baía da Traição, Pirpirituba, Santa Helena, Duas Estradas,  Caaporã, Itapororoca, Cruz do Espírito Santo, Condado, Ouro Velho, Pocinhos, Coremas e Sapé (ainda censurada pela Zona Eleitoral local).

A pesquisa RedeMais/Opinião foi a primeira que apontou a possibilidade de vitória de Bruno Cunha Lima (PSD), no primeiro turno, em Campina Grande.

No dia 27 de outubro, o Instituto Opinião trouxe Bruno na liderança com 37,2% das intenções de voto. Em votos válidos, o percentual representava 49,46%. O ex-deputado foi eleito com 54,58%.

O Opinião também revelou a tendência de vitória do deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos), em Patos, em pesquisa divulgada no dia 21 de outubro. O Instituto Opinião captou projeção de vitória com 6 pontos de maioria. Vinte e cinco dias depois, Nabor venceu com 10 de vantagem em relação ao ex-juiz Ramonilson Alves (Patriota).

Em Bananeiras, pesquisa RedeMais/Opinião projetou vitória de Matheus Bezerra (MDB) com 16,3 pontos na frente. O candidato emedebista bateu Guga Aragão (DEM) com 18 pontos de vantagem.

Dados divulgados pelo Portal MaisPB apontavam a vitória projetada de Serginho Lima (DEM) em Baía da Traição com 61,5%. Ele teve 59,17% dos votos válidos na disputa com Zé de Oscar (PSDB), que chegou a acionar a Justiça Eleitoral para suspender a divulgação.

Em São José de Piranhas, o Instituto Opinião constatou a larga vantagem do prefeito e candidato à reeleição, Chico Mendes (Cidadania). Na pesquisa, ele apareceu com 69,3% da intenções de voto, o que indicava 75,7% dos votos válidos. Mendes foi reeleito com 73,77%.

No município de Itaporanga, pesquisa do Instituto Opinião indicava uma vitória de Divaldo Dantas (DEM) com 17 pontos de maioria em cima de Naura de Berguinho (PDT), a segunda colocada. O resultado final conferiu uma maioria de 13,7 pontos percentuais.

Virada em Santa Cecília

A única tendência não efetivada no dia da eleição desse domingo foi no município de Santa Cecília, região de Campina Grande. Na pesquisa divulgada dia 10 de outubro, 36 dias antes do pleito, Beto de Chico (DEM) liderava com 56,4% dos votos.

No município, Marcílio Farias (Cidadania) cresceu, virou e terminou a eleição com 348 votos de maioria.

Empate técnico em Uiraúna

Em Uiraúna, a pesquisa do Instituto Opinião, realizada nove dias antes e divulgada dois dias antes da eleição, registrou disputa acirrada e empate técnico entre Leninha Romão (PP) e Segundo Santiago (PTB), considerando a margem de erro de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo tinha vantagem de 7,7 pontos, mas estava posicionado tecnicamente empatado com Leninha, que venceu com 296 votos na frente. O resultado oficial, portanto, estava dentro da margem de erro.

Instituto destaca altíssimo grau de acerto

“Pesquisa eleitoral exige muita técnica e rigor, porque eleição é um organismo em permanente movimento. Por isso, que dizemos que é uma fotografia de um processo que não é estático e evolui  todo tempo, o que desafia ainda mais os institutos. Estamos felizes pelo altíssimo grau de acerto, próximo de 100%. Isso é fruto de muito trabalho, dedicação e seriedade”, disse Joaquim Braga, diretor estatístico responsável pelo Instituto Opinião.

Critério, rigor e confiabilidade

“Os dados são reveladores. Mesmo numa eleição tão complexa, o Instituto Opinião cravou com exatidão os resultados na quase integralidade dos municípios pesquisados. Não por acaso escolhemos o Opinião como nosso parceiro na cobertura jornalística eleitoral por conhecermos o critério, o rigor e a honestidade da empresa. O balanço final atesta a credibilidade dessa parceria”, ressaltou o diretor do Portal MaisPB, jornalista Heron Cid.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas