João Pessoa, 03 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pesquisa

RedeMais/Opinião: em Picuí, Olivânio lidera com 53,4% e Gilma tem 38,3%

Comentários:
publicado em 03/11/2020 às 18h50
atualizado em 03/11/2020 às 16h14
A- A+
Olivânio Remígio (PTB) e Gilma Germano (PSB), candidatos à Prefeitura de Picuí, no Curimataú paraibano

O prefeito de Picuí e candidato à reeleição, Olivânio Remígio (PT), lidera com 53,4% as intenções de voto a pesquisa do Instituto Opinião, realizada em parceria pelo Portal MaisPB, divulgada  pelo Programa Hora H na noite desta terça-feira (03). A divulgação integra o Projeto das Eleições 2020 do Portal MaisPB e Rede Mais, em parceria com o Instituto Opinião, um dos mais acreditados do Nordeste e que acumula 26 anos de experiência e credibilidade.

Na pesquisa estimulada (quando o Instituto Opinião apresenta os nomes dos candidatos), a ex-deputada estadual Gilma Germano é a segunda colocada na disputa. A candidata do PSB tem a preferência de 38,3% dos eleitores do município.

Branco, nulo ou nenhum somam 2,9%. Enquanto indecisos ou não sabem representam 5,4% dos entrevistados.

Fonte: Instituto Opinião

Olivânio também lidera espontânea 

O Instituto Opinião também perguntou, sem apresentar nomes dos postulantes, em quem os eleitores de Picuí votariam para prefeito caso as eleições fossem hoje.

Nesse cenário da pesquisa espontânea, Olivânio Remígio aparece com 49,7% das intenções de votos, contra 36,3% de Gilma Germano.

Branco, nulo e nenhum são 2,3%. Indecisos ou não sabem somam 11,7%.

Fonte: Instituto Opinião

36,3% votam com certeza em Gilma

O Instituto Opinião verificou, ainda, o grau de convicção do voto eleitor e a opinião sobre os candidatos na disputa.

Sobre Gilma Germano (PSB), 36,3% dos eleitores entrevistados disseram que votam nela com certeza. Outros 13,4% admitem que poderiam votar, enquanto 44,9% asseguram que não votariam de jeito nenhum nela.

Do universo pesquisado, 5,1% responderam que não a conhecem de forma suficiente para opinar e 0,3% não responderam ao questionamento.

Fonte: Instituto Opinião

51,1% votam com certeza em Olivânio 

Sobre o prefeito e candidato à reeleição, Olivânio Remígio (PT)), 51,1% dizem que votam nele com certeza, 10,9% figuram entre os que poderiam votar.

Por outro lado, 35,1% asseguram não votariam de jeito nenhum na reeleição do prefeito, 1,4% não o conhecem e 1,4% não responderam à pergunta.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos 

O Instituto Opinião realizou 350 entrevistas com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município, nos dias 26 e 27 de outubro passado.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Bairro Cenecista, Batentes, Canoa do Costa, Centro, Feijão, Gravatá, JK, Lagoa da Coruja, Lajedo, Lajedo Grande, Lamarão, Limeira, Malhada Vermelha, Mari Preto, Massapê, Monte Santo, Olho D’água, Passagem, Pedreiras, Pedro Salustino, Pedro Tomaz, Poço de Onça, Quixaba, Raposa, São Francisco, São José, Serra Baixa, Serra dos Brandões, Tanquinhos, Urubu, Vertentes e Vila Santa Luzia.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-00573/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB e Programa Hora H

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

MaisTV

“Bolsonaro: meia volta volver”, o comentário de Heron Cid

OPINIÃO - 25/09/2021

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas