João Pessoa, 12 de outubro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PESQUISA REDEMAIS/OPINIÃO

Pocinhos: Eliane Galdino tem 58,9%, Emmanoel 24,9% e Eriberto 2,3%

Comentários: 0
publicado em 12/10/2020 às 08h37
atualizado em 12/10/2020 às 13h13
Eliane Galdino (Avante), Emmanoel Pereira (PDT) e Eriberto Gondim (Podemos), candidatos à Prefeitura de Pocinhos, Agreste do Estado.

Se as eleições fossem hoje em Pocinhos, no cariri paribano, Eliane Galdino (Avante), candidata da oposição, venceria com 58,9% dos votos. Emmanoel Pereira (PDT), candidato apoiado pelo prefeito Cláudio Chaves, é o segundo colocado com 24,9% da preferência do eleitorado e Eriberto Gondim (PODE) teria 2,3% da votação. Brancos, nulos e nenhum seriam 6,9% e indecisos ou não sabem atingem 7%. É o que apontam os dados do cenário da pesquisa estimulada realizada no município pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB.

Fonte: Instituto Opinião

Pesquisa espontânea

De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores), Eliane Galdino também lidera a disputa com folga. Ela aparece com 52,9% das intenções de voto, contra 20,6% de Emannoel Pereira e 1,7% de Eriberto Gondim. Brancos, nulos e nenhum somam 5,4% e nenhum alcançam 19,4%.

Fonte: Instituto Opinião

Rejeição

A pesquisa revela que o candidato Eriberto Gondim apresenta a maior rejeição entre os concorrentes à Prefeitura de Pocinhos. Ele é rejeitado por 35,7% dos entrevistados.

O segundo mais rejeitado é o candidato Emannoel Pereira, com 27,7% do eleitorado do município.

Eliane Galdino apresenta a menor rejeição entre os três. Entre os entrevistados, 15,7% não votariam nela de jeito nenhum.

Do total, 6,6% dos eleitores dizem rejeitar todos os postulantes e 14,3% não têm objeção a nenhum dos nomes que disputam a eleição.

Fonte: Instituto Opinião

Gestão de Cláudio Chaves é reprovada por 62,6% da população

O Instituto Opinião também avaliou, junto ao eleitorado do município, a avaliação da gestão municipal. A administração do prefeito reeleito Cláudio Chaves é reprovada por 62,6% dos entrevistados.

Outros 29,4% dos munícipes aprovam o modelo de governança do atual prefeito da cidade, enquanto 8% não sabem ou não quiseram responder ao questionamento.

Fonte: Instituto Opinião

João Azevêdo aprovado por 59,4% em Pocinhos

Já a forma como o governador João Azevêddo (Cidadania) vem administrando a Paraíba é aprovada por 59,4% dos moradores de Pocinhos.

No município, 25,4% dos eleitores desaprovam a gestão de João, outros 15,2% não sabem ou não quiseram responder.

Fonte: Instituto Opinião

Aprovação de Bolsonaro chega a 50%

A pesquisa do Instituto Opinião revelou que o modelo de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebe aprovação de 50,6% da população.

Bolsonaro é reprovado por 38,9% dos eleitores. Do universo pesquisado, 10,% não sabem ou não quiseram responder ao questionamento do Instituto Opinião.

Fonte: Instituto Opinião

Dados Técnicos – A pesquisa do Instituto Opinião foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Protocolo 07253/2020 e ouviu 350 entrevistados em localidades da zona rural e urbana de Pocinhos.

As entrevistas na zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Bela Vista, Cacimba Nova, Centro, Cruzeiro, Distrito Nazaré, Ivo Benício, Jardim Etelvina, Nova Brasília, Ottoni Barreto, Santa Terezinha, Tiradentes e Vila Maia.

Na zona rural, as entrevistas foram realizadas nas seguintes comunidades: Águas Pretas, Alagamar, Amaro, Arruda, Assentamento 1o de Maio, Atrás da Serra, Baixa Grande, Baraúna Ferrada, Barriguda, Bom Jesus, Boqueirão, Boqueirãozinho, Bravo, Cabeça do Boi, Cachoeirinha, Caiana, Caiçara, Catolé, Chucalheira, Conceição, Corta Dedo, Engenho Velho, Farinha, Gravatá, Gravatazinho, Incó, Juá, Julião, Jurubeba, Km 21, Lagoa da Cobra, Lagoa de Dentro, Lagoa do Frei Jorge, Lagoa do Jacu, Lagoa Salgada, Lagoinha do Arruda, Lajedo do Boi, Logradouro, Malhada Anjico, Malhada de Areia, Malhada do Rio, Malhada dos Cavalos, Malhadas dos Bois, Marespreto, Medonça, Messias, Olho d’Água, Peba, Pedra Comprida, Pedra Redonda, Portela, Raposa, Recanto, Riacho Fundo, São Bento, Serra da Matinha, Serra da Raposa, Serra do Jacu, Serrote da Cobra, Siriema, Sítio Cajueiro, Sítio Novo, Tambor, Tanques, Tanques Negros, Teotônio, Três Lagoas e Várzea da Lagoa.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Instituto Opinião – Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB – Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política. O MaisPB é a plataforma embrionária da Rede Mais, que contempla blogs (Heron Cid, Wallison Bezerra e Maurílio Júnior), e o Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19h, em rede estadual para 20 emissoras de rádio das principais regiões da Paraíba.

MaisPB

Leia Também