João Pessoa, 26 de setembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ensino técnico

Estado implantará Hotel Escola em Areia, no Brejo

Comentários: 0
publicado em 26/09/2020 às 08h28

O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (25), na Granja Santana, em João Pessoa, a autorização de licitação para as obras de reforma e ampliação do hotel escola Bruxaxá, no município de Areia, no Brejo paraibano. O investimento de aproximadamente R$ 8,8 milhões irá assegurar a reabertura do empreendimento que estava fechado há 15 anos e a implantação da Escola de Práticas Profissionais voltada para os alunos do Ensino Médio que terão acesso à formação técnica na área de hotelaria.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que o investimento irá representar um novo momento para o município de Areia e toda a região. “Nada melhor para um gestor público do que presenciar momentos como esse, onde estamos levando uma escola extremamente importante, fazendo voltar um hotel que vai funcionar para receber hóspedes e preparando mão de obra não só para a região, mas para todo o Nordeste. Vamos ter uma escola referência de hotelaria, onde o aluno vai conhecer todos os processos inerentes ao setor e vai sair apto para trabalhar em qualquer hotel do Brasil. A população do Brejo pode celebrar essa conquista”, frisou o governador.

O deputado estadual Tião Gomes e o secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, acompanharam a assinatura da ordem de licitação. “Hoje é um dos dias mais orgulhosos da minha vida pública, pois tive a satisfação de assinar o grande projeto de recuperação, reconstrução e transformação do Hotel Bruxaxá em uma grande escola de formação para o povo do Brejo. Será uma referência nacional e consiste em um projeto que vai mudar o turismo da região e aprofundar o nosso desejo de abrir o hotel, que estava fechado há 15 anos, de uma maneira diferente para o estudante, transformando-o numa fábrica de emprego e de futuro para o meu povo”, comemorou o deputado estadual Tião Gomes.

Escola de Práticas Profissionais – Nesse modelo de escola, todo currículo é pautado nas necessidades do setor produtivo e nas competências do século XXI. Durante todo o Ensino Médio, além das aulas teóricas, os alunos farão 70% das disciplinas específicas na prática e passarão por avaliações contínuas dos professores e supervisores. Durante o processo de aprendizagem, eles terão opções de escolhas profissionais em Vivência prática de hospedagem e Vivência prática de serviço de bar e restaurante e passarão por avaliação de demonstração de competências de atendimento, gestão e hospitalidade. Além disso, serão oferecidas propostas de certificações de técnico em hospedagem, supervisor de hotelaria, auxiliar de operador turístico, assistente de governança, recepcionista, auxiliar de almoxarifado, garçom, hostess, maître, auxiliar de cozinha e garde manger.

“A implantação do hotel escola irá consistir na construção de um bloco auxiliar para as aulas dos currículos usuais e os alunos farão as aulas práticas no hotel, ou seja, o espaço abrirá para atendimento ao público e os estudantes farão cursos técnico-profissionais e, a cada etapa, eles receberão certificados. Essa ação vai ser muito importante porque vai ser a primeira nesse formato na região, sendo fundamental para a formação desses profissionais, tanto para João Pessoa, quanto para o Brejo”, explicou o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.

MaisPB

Leia Também