João Pessoa, 29 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
funcionamento irregular

Operação fecha 21 estabelecimentos em JP

Comentários: 0
publicado em 29/05/2020 às 19h19

A Operação Proteção, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) durante três dias no bairro de Mangabeira, fechou a semana com um total de 59 estabelecimentos comerciais visitados, 50 notificados, 03 autuados e 21 fechados por descumprimento do decreto municipal. Já nas barreiras sanitárias, foram realizados testes rápidos da Covid-19, somando um total de 962 testes, onde 147 testaram positivo e 815 foram descartados.

O objetivo da ação é melhorar a baixa taxa de isolamento social do bairro e combater a disseminação do novo coronavírus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com equipes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e do Distrito Sanitário III, as equipes instaladas nas barreiras sanitárias verificam a temperatura atendendo a demanda espontânea de pessoas que apresentem alguns sintomas da doença.

Todo esse procedimento é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que envolve a verificação da temperatura dos moradores e, em caso de alteração, o teste é aplicado no local, liberando o resultado em poucos minutos. Uma vez confirmado para Covid-19, a pessoa recebe todas as orientações e é encaminhada com prioridade para uma Unidade de Saúde da Família do bairro.

Higienização – A Operação Proteção também realizou o trabalho de desinfecção e higienização dos espaços públicos e das ruas e avenidas do bairro. Dentre elas, foi feito o serviço em toda extensão da Avenida Josefa Taveira, uma das maiores da Capital. No total, 40 agentes de limpeza estiveram em todo o bairro para ações de limpeza de pontos de lixo, entulhos e podas de árvore. A Emlur trabalhou com três equipes na varrição, capinação e coleta em ruas e avenidas, além de contar com equipamentos de grande porte como retroescavadeiras, quatro caçambas, cinco caminhões, sendo três para o recolhimento de podas e dois para entulhos.

Coordenada pela Defesa Civil, com o apoio da Emlur, Semam, Seinfra e Sedurb, a ação atuou na execução de limpeza urbana, desinfecção de ruas, equipamentos e espaços públicos, operação tapa buraco, podas de árvores, limpeza de galerias e serviços de iluminação pública nas principais avenidas e ruas do bairro. O produto usado na higienização dos espaços é o hipoclorito de sódio, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Operação é realizada numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Cidadania, junto com o apoio do Procon-JP, Emlur, Semob e Defesa Civil.

MaisPB

Leia Também