João Pessoa, 01 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde elabora ações para período de Carnaval

Comentários: 0
publicado em 01/02/2013 às 10h49

 A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais, vai atuar nas prévias carnavalescas da cidade de João Pessoa em parceria com o Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), que integra a rede hospitalar do Estado. Trata-se de uma iniciativa para trabalhar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, incluindo a Aids.

Serão distribuídos 1,4 milhões preservativos masculinos, além de material informativo, máscaras, folders e porta preservativos para todo o Estado. Além disso, a SES vai dar apoio aos municípios com disponibilização de material informativo, preservativos e gel lubrificante. Após o carnaval será intensificada a campanha de realização do teste Rápido para HIV e Sífilis – “Fique Sabendo”.

O objetivo é levar conhecimento à população durante os festejos pré-carnavalescos, divulgando o conhecimento com relação à prevenção. A equipe da Gerência Operacional de DST/Aids e HV vai desfilar no bloco “Clementino Folia” , enfatizando a importância do uso da camisinha nas relações sexuais.

De acordo com a Gerente Operacional de DST/Aids, Ivoneide Lucena, este é mais um momento que o Governo do Estado está proporcionando às pessoas, para que elas possam se cuidar “É importante que cada um tenha consciência sobre a importância do uso da camisinha. Independente da festa, seja carnaval ou não, se for ter relação sexual use camisinha. A melhor forma de combater a Aids, ainda é a prevenção”, destacou Ivoneide.

De acordo com dados da SES, em 2012 foram registrados no Sistema Nacional de Atendimento Médico – Estadual (Sinanl) 341 casos de Aids, sendo 240 do sexo masculino e 101 do sexo feminino.

Programação:

A equipe começou a atuar na abertura do período carnavalesco em João Pessoa, nessa quinta-feira (31), e prossegue nos dias 3,6 e 8 de fevereiro, de forma itinerante, em vários blocos nos diversos bairros da Capital, conforme programação abaixo:

Domingo (03/02)

Bloco Virgens de Tambaú

Concentração: Epitácio Pessoa (Via Folia)

Início: 17h

Quarta-Feira (06/02)

Muriçocas do Miramar

Concentração: Praça das Muriçocas

Início: 19h

Sexta-Feira (08/02)

Bloco do Cafuçu

Concentração: Praça Dom Adauto

Início: 19h

Serviços de Referência:

João Pessoa: Hospital Clementino Fraga e SAE Familiar (Serviço de Assistência Especializada) do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Campina Grande: SAE municipal e SAE do Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Patos: SAE municipal

Santa Rita: SAE municipal

Cabedelo: SAE municipal

Os medicamentos antiretrovirais são distribuídos nos locais acima e também na 9ª Gerência

Regional de Saúde, em Cajazeiras.

Secom-PB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas