João Pessoa, 04 de abril de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HOSPITAL

Unimed-JP será reservado para atender Covid-19

Comentários: 0
publicado em 04/04/2020 às 11h39
atualizado em 04/04/2020 às 13h37

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) será reservado, preferencialmente, na rede da Unimed João Pessoa, para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) pela diretoria da Cooperativa durante coletiva de imprensa. A expectativa da Unimed JP é estar com uma estrutura pronta para atender entre 220 e 250 mil pessoas, incluindo clientes da Cooperativa, de outras Unimeds que se encontrem na Capital e da Cassi.

A entrevista foi concedida pelo presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho; pelo coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Cooperativa, Petrúcio Abrantes Sarmento; e pelo representante do Conad no Núcleo, Luis Antônio Cavalcante da Fonseca.

Gualter Ramalho destacou que, ao se estruturar para uma demanda de até 250 mil pessoas, a Unimed JP diminuiu a sobrecarga do serviço público. Ele explicou que foi definido um fluxo preferencial de atendimento junto à rede credenciada da Cooperativa para grupos considerados mais vulneráveis, como pacientes pediátricos, obstétricos, idosos e oncológicos. As unidades de referência pactuaram este modelo. As informações serão divulgadas para os clientes, de forma detalhada, na próxima semana.

O presidente da Unimed JP esclareceu que o cancelamento das cirurgias eletivas, aliado a estas medidas pactuadas com a rede, irão prover, de forma antecipada e escalonada, o modelo de segurança desejado. Está definido que clientes não-Covid que procurarem o HAUW serão direcionados para a rede, de acordo com o fluxo e tipo de atendimento definidos para cada unidade. A finalidade é deixar o Hospital Alberto Urquiza livre preferencialmente para os casos de Covid-19. “Hoje, o Hospital Alberto Urquiza tem capacidade para as duas demandas. O que estamos fazendo é nos preparar para a necessidade de atendimento”, esclareceu.

No momento, o HAUW tem 55 leitos destinados a pacientes com Covid-19. Diariamente, são realizadas reuniões com análise contínua de indicadores pelo Núcleo Estratégico de Combate à Covid, de forma técnica, para melhor planejar as medidas necessárias.

UNIÃO DE FORÇAS

Gualter Ramalho informou que, logo após ter sido eleito presidente da Unimed JP, no sábado passado (28), já fez a primeira reunião interna para discutir as medidas para enfrentamento à Covid-19. A agenda seguiu no decorrer da semana com reuniões com Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo é compartilhar protocolos e atuar de forma integrada para reduzir custos. Unir forças.

Coletiva de imprensa da Unimed João Pessoa

Além da definição do fluxo de atendimento, ele explicou que estão sendo discutidas medidas em conjunto para evitar o trânsito de profissionais de saúde entre os hospitais e otimizar as compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Outro esforço conjunto das entidades é a aquisição de testes rápidos para detectar, o quanto antes, se algum profissional foi contaminado.

“Nossa missão é atender os usuários, preservando os profissionais da saúde”, declarou Petrúcio Abrantes Sarmento, coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19.

EPIS: GRANDE DESAFIO

O grande gargalo hoje no enfrentamento à Covid-91, em todo o mundo, é a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Por isso, o isolamento social é fundamental nesse momento.

O médico Luis Antônio Cavalcante reforçou que a finalidade dessa medida é adiar o pico da Covid-19, o que dará tempo para as redes pública e privada se estruturarem, se organizarem, treinarem as equipes e conseguirem os EPIs. “Essa, talvez, seja uma medida salvadora. Quanto menor o pico, melhor”, afirmou.

E é em decorrência da necessidade dos equipamentos de proteção individual que as cirurgias eletivas estão canceladas. É preciso “poupar” as EPIs para que estejam disponíveis no caso de necessidade para atendimento a pacientes com Covid-19.

MOMENTO EXIGE CALMA

Durante todo o momento em que anunciaram as medidas, os gestores da Unimed João Pessoa alertaram que os clientes devem ficar tranquilos, pois terão o atendimento garantido no Hospital Alberto Urquiza ou em qualquer outra unidade da rede. O que se está fazendo é organizar o fluxo para garantir assistência resolutiva, eficiente e segura, com base em critérios científicos.

E deve-se evitar pânico. As providências estão sendo tomadas de forma sistemática e planejada. “Estamos nos preparando para um cenário desfavorável para que sejamos surpreendidos de forma positiva”, afirmou Gualter Ramalho.

MaisPB

Leia Também