João Pessoa, 14 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
As aulas nas escolas da rede pública municipal de Bayeux começam, oficialmente, nesta quinta-feira (14). Este ano, em torno de 12 mil alunos estão matriculados para frequentar as salas de aulas que compõem as 28 unidades educacionais e dois prédios anexos alugados, já na atual gestão do prefeito Expedito Pereira (PSB), além das nove creches que pertencem à rede municipal. O número de matrículas é 16,5% superior aos 10.300 estudantes que concluíram o ano letivo de 2012.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, André Ribeiro, o crescimento no número de matrículas é fruto do resgate da credibilidade na área educacional pela atual gestão municipal. Ainda segundo ele, as inscrições prosseguirão, mesmo com o início das aulas.
“Há vagas para todos em Bayeux. A orientação do senhor prefeito é que nenhuma criança, jovem ou adulto em idade escolar deixe de frequentar as salas de aulas. Para isso, estamos intensificando os canais de divulgação para que mais matrículas sejam realizadas”, afirmou. A meta da atual gestão é que a rede pública municipal consiga atingir a marca de 15 mil alunos, número registrado em 2001 – último ano do governo anterior de Expedito Pereira.
O secretário André Ribeiro explica ainda que muito trabalho precisou ser realizado nesses primeiros 40 dias que antecederam o início das aulas. “Infelizmente encontramos as nossas escolas totalmente sucateadas, com infraestrutura precária, equipamentos deteriorados, enfim, fora das condições normais para o pleno funcionamento”, diz.
Devido ao pouco tempo disponível entre o início da nova gestão e o período de aulas, a Prefeitura Municipal de Bayeux disponibilizou apenas recursos na ordem de R$ 150 mil, através da modalidade convite (espécie de licitação utilizada para contratações de baixo valor) para realização dos serviços necessários nas escolas.
“Com poucos recursos, pouco tempo, mas com muita força de vontade conseguimos promover pequenas reformas nas escolas, creches e nos anexos, recuperar materiais, a exemplo de carteiras e birôs, entre outros equipamentos e comprar kits escolares e merenda escolar de qualidade. Enfim, realizamos as adequações necessárias para que os nossos alunos pudessem iniciar o ano letivo com o mínimo de condições favoráveis”, explica André Ribeiro.
Educação de Jovens e Adultos
Outra importante ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação foi o incentivo à educação de jovens e adultos. Cerca de 500 alunos estão matriculados atualmente no período noturno, para assistirem aulas através do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Além das aulas do ensino fundamental, eles também participarão, gratuitamente, de um curso profissionalizante de informática. “Essa é mais uma conquista durante esses primeiros 40 dias de atuação na secretaria. Sem custo algum para o erário público, conseguimos readequar os nossos laboratórios de informática e aproveitar os funcionários para a realização dessa importante capacitação. Será uma boa oportunidade para promover também a alfabetização e a inclusão digital dos nossos alunos do EJA”, argumenta o secretário.
Valorização do servidor
A gestão do prefeito Expedito Pereira também tem pregado a valorização do servidor de carreira. Ao todo, 99% dos funcionários da Secretaria de Educação pertencem ao quadro efetivo. O secretário André Ribeiro explica que nenhum servidor da pasta precisou ser relocado ou afastado das suas funções.
“Ao contrário do que acontece em várias outras gestões, procuramos aproveitar a nossa ‘prata da casa’, pois, temos um valoroso quadro de profissionais efetivos e pouquíssimos cargos comissionados. Alem disso, nossos professores e educadores passaram por treinamentos e capacitações criteriosas promovidas pelo MEC [Ministério da Educação], ao longo dos últimos anos, então, nada mais justo, do que valorizar os nossos funcionários de carreira”, comenta.
Assessoria de Imprensa
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025