João Pessoa, 26 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MENSAGEM

Ao retornar a CMJP, Cartaxo lembra passado e fala de realizações da PMJP

Comentários: 0
publicado em 26/02/2013 às 19h38

 Harmonia, diálogo e trabalho conjunto. Estas foram as marcas do discurso do prefeito Luciano Cartaxo durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2013 na Câmara Municipal de João Pessoa. A sessão, que aconteceu na manhã desta terça-feira (26), contou com a presença do vice-prefeito Nonato Bandeira e de diversos secretários do Governo Municipal, o que deu uma demonstração da unidade e do comprometimento dos Poderes em trabalhar pelo desenvolvimento de João Pessoa.

“Foi nesta casa que dei meus primeiros passos como legislador e descobrir como é bom trabalhar pelo povo. Por isso, tenho a consciência de que o trabalho da Câmara é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Vamos manter esta parceria para discutir e construir juntos o destino da de João Pessoa. Estamos implantando um modo novo de fazer política, com harmonia e democracia”, disse Cartaxo, lembrando de seus primeiros passos como homem público e revelando seus planos para o relacionamento com a Casa.

O vice-prefeito, Nonato Bandeira, também esteve presente, e ressaltou as conquistas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em apenas 60 dias de gestão. “O prefeito Luciano Cartaxo conseguiu desenvolver ações em diversas áreas e por isso conseguimos realizar um Governo inovador e com trabalhos que compreendem todas as necessidades da Capital”, destacou.

O presidente da Casa, Durval Ferreira, ressaltou, em seu discurso, a intenção de se unir ao prefeito na construção de um legislativo melhor para João Pessoa. “Luciano fez parte da Câmara por muitos anos e este fato reforça a importância deste poder para a cidade e faz com que a nossa democracia institucional se fortaleça. Estamos começando o primeiro período de nossa 16ª legislatura com a certeza de que a Casa está preparada para o exercício pleno e para buscar uma cidade mais agradável e promissora”, afirmou.

O líder da bancada de sustentação ao Governo Municipal, Ubiratan Pereira, afirmou estar certo da conquista de resultados positivos na parceria, o que é claro pela disponibilidade do prefeito. “Luciano Cartaxo tem a expectativa de que a bancada participe de forma direta do Governo e isso faz com que tenhamos um comprometimento ainda maior. A bancada está madura e com muita harmonia”, afirmou, referindo-se aos 23 parlamentares da base de situação.

Projetos – Em seu discurso, Luciano Cartaxo, apresentou projetos que vão mudar a cidade de forma inovadora, como a estruturação dos grandes corredores de ônibus da Capital e a construção de 13 mil unidades habitacionais. Outro destaque foi o PAC do Baixo Jaguaribe, que vai reurbanizar o bairro São José e garantir cerca de três mil casas na região. “O projeto tem financiamento assegurado e vai proceder à urbanização e revitalização das condições de moradia das famílias”, destacou Luciano.

Mais uma grande obra estruturante prevista para a Capital é a revitalização da Lagoa. O projeto inclui a drenagem, saneamento e escoamento da água e a recuperação das condições naturais, culturais e de lazer na área. “Nós vamos solucionar os problemas de natureza física e ambiental da Lagoa e proceder à sua recuperação e modernização como parque urbano de nossa Capital”, explicou o prefeito.

O Centro Histórico também vai ganhar uma nova realidade, como garantiu Luciano Cartaxo, com o projeto do Complexo Turístico, Cultural e de Serviços para o setor. A ideia é revitalizar a vida socioeconômica do Centro Histórico e despoluir, revitalizar e desassorear o Rio Sanhauá. O Rio será integrado ao Porto do Capim, formando um grande pólo turístico. “Vamos aproveitar a grande capacidade econômica de João Pessoa nas atividades ligadas ao turismo, ao seu patrimônio histórico-cultural”, afirmou.

Conquistas – Em seu discurso, o prefeito também fez um balanço de todos os avanços que já foram obtidos nestes 57 dias de gestão. O principal deles foi a parceria entre a Prefeitura da Capital, o Banco Interamericano do Desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal, o que garantiu a inclusão de João Pessoa no programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. Com o ato, a Capital passará por estudos especializados e contará com até 100 milhões de dólares para projetos de desenvolvimento.

Outras ações destacadas foram as da área da Educação, onde a Prefeitura já garantiu o pagamento do 14º salário e garantiu reajuste salarial de 10% ao magistério. Além disso, Luciano lembrou a ordem de serviço para a construção de 11 novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e da conquista de mais 29 unidades. “Temos dito que 2013 será o ano da educação infantil em João Pessoa porque temos o compromisso de proteger e ajudar a desenvolver a educação das nossas crianças”, declarou.

Na saúde, ele enumerou a contratação de 18 médicos para o Programa Saúde da Família (PSF) e a ordem de serviço para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina, além do anúncio de mais três unidades. “Sabemos a importância que uma UPA tem para desafogar o serviço de atendimento de urgência e emergência”, afirmou.

Luciano ainda ressaltou ações como o Extremo Cultural, o Carnaval 2013 e o programa “João Pessoa de todas as torcidas”, de incentivo aos clubes de futebol da Capital (Botafogo, Auto Esporte e CSP). “Tivemos uma programação forte e diversificada nas nossas prévias, além da democratização de toda a festa de Carnaval. Também garantimos um tratamento digno ao futebol. Tudo isso porque temos a consciência de que não devemos investir apenas em ações de concreto, mas também cuidar da alma de nossa cidade”, concluiu.

MaisPB com Secom PB 

Leia Também