João Pessoa, 05 de março de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Jornal Correio Brasiliense, noticiou no último domingo (30.03) com destaque, importante mudança nos quadros do Governo do Distrito Federal. Governador Agnelo Queiroz, na tentativa de alavancar sua gestão com projetos inovadores, e atrair investidores internacionais, substituiu o Secretário de Desenvolvimento Econômico (quadro político), por um nome eminentemente técnico. A busca e seleção exaustiva, que perdurou por quatro meses, culminaram com a escolha do Paraibano e Campinense Gutenberg Uchoa, para assumir a pasta. O convite foi oficializado na Sexta-feira (01.03) e o ato publicado na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 04.03.2013. Abaixo, trechos de uma longa matéria sobre a escolha e o escolhido, editada pelo Correio Brasiliense.
Voo Internacional – " Numa conversa com o ex-presidente Lula há seis meses, Agnelo Queiroz recebeu o conselho de que deveria nomear um "avião" para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Surgiu assim a ideia do governador do DF de indicar um técnico com bom trânsito em Organismos Internacionais para a Pasta (…). O nome foi selecionado depois de quatro meses de negociações. Gutenberg Uchoa assume nesta semana. Tem extensa experiência internacional. Foi General Manager of Investiment da APEX-Brasil, responsável pela promoção do Brasil no exterior, como destino para investimentos. E tem no currículo uma amizade com Luiz Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de onde Agnelo espera sair financiamentos importantes para o DF."
Gutenberg Uchoa é Campinense e ex-aluno da Universidade Federal de Campina Grande. Com vasta experiência no campo das relações internacionais, ele foi responsável pela consolidação da área de investimentos da APEX-Brasil. De seu trabalho, resultou não apenas a marcante presença do País em diferentes agendas internacionais na área do comércio exterior, como também uma operosa agenda de vinda de grupos empresariais estrangeiros, para conhecer melhor o Brasil e discutir formas de investimento em diferentes áreas da economia brasileira. A expectativa é que ele faça o mesmo como novo secretário do Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.
MaisPB
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025