João Pessoa, 04 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PESQUISA MAISPB/OPINIÃO

Apoio de Bolsonaro enfraquece candidato

Comentários: 0
publicado em 04/12/2019 às 20h00
atualizado em 05/12/2019 às 06h17
Foto: (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Jair Bolsonaro enfraquece candidato a prefeito de João Pessoa, enquanto Luciano Cartaxo e João Azevêdo influenciam positivamente o eleitor

Ter o apoio do presidente Jair Bolsonaro para a candidatura à Prefeitura de João Pessoa não é visto como algo positivo para a maior parte dos entrevistados. Foi o que mostrou a pesquisa encomendada pelo Portal MaisPB ao Instituto Opinião e exibida durante o programa Hora H, nesta quarta-feira (04). Em contrapartida, os dados revelam que há uma influência positiva caso o governador João Azevêdo e o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, escolham nomes para a disputa do próximo ano.

A pesquisa que traz o nome do presidente Bolsonaro mostra que 26,6% das pessoas diminuiriam muito a vontade de votar em um candidato caso o chefe do executivo nacional o aprovasse,  já para 3,5% diminuiriam pouco.  O desejo de votar aumentaria muito para 13,6%, cresceria pouco para 7%, enquanto a relação do presidente não influenciaria para 43,7% das pessoas. 5,6% não souberam responder.

  • – CASO UM CANDIDATO A PREFEITO DE JOÃO PESSOA, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA, TIVESSE O APOIO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JAIR BOLSONARO, ISTO AUMENTARIA MUITO, AUMENTARIA POUCO, DIMINUIRIA MUITO, DIMINUIRIA POUCO OU NÃO INFLUENCIARIA SUA VONTADE DE VOTAR NESTE CANDIDATO

Caso o governador João Azevêdo apoiasse alguém para concorrer a Prefeitura de João Pessoa, independente de quem seja, 16,8% aumentariam muito a vontade de votar ; 16,5% aumentaria pouco; 11% diminuiria muito e 3,8% diminuiria pouco o desejo de escolher a pessoa alçada pelo gestor. Ainda 46,8% não seria influenciado pela postura de João e 5,1% não souberam responder.

  • CASO UM CANDIDATO A PREFEITO DE JOÃO PESSOA, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA,
    TIVESSE O APOIO DO GOVERNADOR DA PARAÍBA, JOÃO AZEVEDO, ISTO AUMENTARIA
    MUITO, AUMENTARIA POUCO, DIMINUIRIA MUITO, DIMINUIRIA POUCO OU NÃO
    INFLUENCIARIA SUA VONTADE DE VOTAR NESTE CANDIDATO?

Atual prefeito de João Pessoa, o apoio de Luciano Cartaxo impactaria na decisão do eleitor. Conforme a pesquisa, 18,8% aumentariam muito a vontade de votar em um candidato caso ele fosse escolhido pelo gestor. O levantamento também aponta que a vontade de votar aumentaria pouco para 15,4%, diminuiria muito para 10,9% e diminuiria pouco para 3,5%. Os que não sabem correspondem a 4,6% e 46,8% não seriam influenciados por Cartaxo.

  • CASO UM CANDIDATO A PREFEITO DE JOÃO PESSOA, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA,
    TIVESSE O APOIO DO PREFEITO DE JOÃO PESSOA, LUCIANO CARTAXO, ISTO AUMENTARIA
    MUITO, AUMENTARIA POUCO, DIMINUIRIA MUITO, DIMINUIRIA POUCO OU NÃO
    INFLUENCIARIA SUA VONTADE DE VOTAR NESTE CANDIDATO?

Sobre a pesquisa – A pesquisa foi realizada nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2019 em 40 bairros de João Pessoa: Altiplano Cabo Branco, Alto do Céu, Alto do Mateus, Bairro dos Estados, Bancários, Bessa, Brisamar, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade dos Colibris, Centro, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Ernesto Geisel, Expedicionários, Funcionários, Grotão, Ilha do Bispo, Ipês, Jaguaribe, Jardim Oceania, Jardim Veneza, Jardim Cidade Universitária, João Agripino, João Paulo II, José Américo, Manaíra, Mandacarú, Mangabeira, Miramar, Oitizeiro, Padre Zé, Paratibe, Roger, Tambaú, Tambauzinho, Torre, Treze de Maio, Valentina Figueiredo e Varjão/Rangel. Foram realizadas 800 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais.  O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Instituto de credibilidade – O Instituto Opinião tem 25 anos de experiência no mercado nordestino. Sediado em Campina Grande, é um dos mais acreditados e respeitados no segmento. O Opinião é parceiro do Portal MaisPB desde 2016.

Programa Hora H – O programa Hora H, o novo projeto do jornalista Heron Cid, apresentador, blogueiro e analista político, é transmitido em conexão estadual por uma rede de rádios, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h. Ele faz dupla com Wallison Bezerra (ex-TV Tambaú e Jovem Pan FM de João Pessoa), repórter político em ascensão. O programa forma uma cadeia híbrida e autônoma de informação da Paraíba, a partir da capital do Estado e em conexão com Brasília, a Rede Mais Conteúdo.

Rede de Rádios – O programa Hora H será gerado a partir dos estúdios do Portal MaisPB, na capital paraibana. A cabeça de rede é a Rádio Pop FM 89,3, em João Pessoa, emissora mais jovem e de audiência crescente em toda a região metropolitana.

Rádio Pop 89.3 FM (João Pessoa)

Rádio Cariri 101.1 FM (Campina Grande)

Rádio Pop 105.3 FM (Areia)

Rádio Constelação 92.1 FM (Guarabira)

Rádio Caruá 90.1 FM (Soledade)

Rádio Ind 107.7 FM (Serra Branca)

Rádio Princesa 92.5 FM (Princesa Isabel)

Rádio Conceição 100.3 FM (Conceição)

Rádio Bom Sucesso 101.7 FM (Pombal)

Rádio Progresso 610 AM (Sousa)

Rádio Itatiunga 102,9 FM (Patos)

Rádio Independência 94.7 FM (Catolé do Rocha)

MaisPB

MaisPB

Leia Também