João Pessoa, 14 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AVENIDA PEDRO II

Uma das principais vias de JP ganha nova cara

Comentários: 0
publicado em 14/10/2019 às 22h01
atualizado em 14/10/2019 às 19h03
Avenida Pedro II, em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na noite desta segunda-feira (14), a obra de requalificação da Avenida D. Pedro II. O maior programa de modernização da iluminação pública da cidade, o LED nas Ruas, foi implementado na via com a substituição de 100 pontos de refletores e a avenida teve mais de 1,1 km de ciclovia requalificada. Além disso, todo o muro que separa a via do Jardim Botânico e do Ibama foi recuperado e instalado um novo alambrado. Com obras de mais de R$ 670 mil, a avenida é mais um grande corredor da cidade a receber os investimentos que melhoram a mobilidade urbana e se torna muito mais segura para motoristas, pedestres e população que mora na região.

“Estamos entregando mais um grande corredor da cidade dentro do novo modelo que estamos implementando na cidade, onde buscamos oferecer, sobretudo, mais qualidade de vida à população. Por toda a cidade, estamos recuperando toda a malha viária, implantando o programa LED nas Ruas e melhorando a infraestrutura. Aqui na Pedro II nós também incluímos a requalificação da ciclovia e estamos oferecendo agora uma avenida muito mais completa, segura, dentro do nosso planejamento de cidade para todas as pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Os trabalhos transformaram o perfil da avenida que também já havia recebido obras do Programa Ação Asfalto. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a obra aconteceu em diversas frentes de trabalho que incluíram a substituição de 100 pontos de iluminação pública pelos novos refletores da tecnologia LED – eles são mais sustentáveis e garantem economia de recursos ao mesmo tempo em que são mais eficientes e tornam a via muito mais clara e segura. Este trabalho aconteceu principalmente no período da noite para não atrapalhar o tráfego.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou a poda das árvores no entorno da ciclovia, dentro do Ibama e do Jardim Botânico, para permitir a recuperação do muro e instalação do novo alambrado.  E toda a ciclovia, que compreende um trecho de 1,1 quilômetro, também foi requalificada e recebeu nova pintura, se destacando no visual urbano da via e demarcando o espaço de uso dos ciclistas na avenida, que já conta também com trechos de via exclusiva para os ônibus do transporte público coletivo.

Vias mais claras – A iluminação do programa LED nas Ruas permitiu que a Avenida D. Pedro II se integre a um grande corredor de vias iluminadas pela tecnologia na cidade. A avenida se liga à Via Expressa Padre Zé (em frente à UFPB), à Avenida Bancário Sérgio Guerra (principal dos Bancários) e à Avenida Hilton Souto Maior, vias também completamente iluminadas com LED. No sentido oposto, a Pedro II se liga, através da Avenida Rui Barbosa, à Avenida Beira Rio, que também já está com iluminação em LED.

Leia Também