João Pessoa, 12 de abril de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O prefeito de Bayeux, Dr. Expedito Pereira (PSB), participou das discussões da 1ª Conferência Municipal de Educação, na última quarta-feira (10), no Ginásio de Esportes do bairro do São Bento. O evento teve como tema central o “Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema de Educação”.
Durante todo o dia, foram discutidos vários tópicos entre eles: a educação e a diversidade; o trabalho e o desenvolvimento sustentável; a gestão democrática, a participação popular e o controle Social; a valorização profissional e a transparência e controle social dos recursos.
De acordo com o prefeito Dr. Expedito Pereira, a gestão almeja o resgate da credibilidade do ensino nas escolas da rede municipal através da participação democrática. “Estamos desenvolvendo um projeto que trará vários benefícios para a política educacional do nosso município. O importante dessa Conferência é que estamos mostrando que Bayeux tem um governo que trabalha conjuntamente com a população. Agora, a prefeitura, os diretores de escolas, os professores, os alunos, os pais e técnicos da área educacional sentam à mesma mesa para discutir o planejamento, metas e ideias que visam a melhoraria e a qualidade do nosso ensino”, disse o prefeito.
Para a secretária Municipal de Educação, Maria Gorete, os pontos discutidos durante a conferência ajudarão na concretização de um importante plano estratégico para o sistema educacional da cidade. “Abordamos metas, apresentamos planilhas e ouvimos as opiniões de diretores, professores, pais de alunos, enfim, discutimos temas e levantamos ideias que ajudarão a melhorar a qualidade do nosso ensino”, asseverou.
Já o coordenador Geral da Conferência, professor João Batista, informou que a realização do evento é um momento ímpar da história recente de nossa cidade. “Nunca houve na história de Bayeux um evento desse tipo, que priorizou o debate de metas e a melhoria do nosso ensino. Com isso, ganha os nossos alunos e ganha a cidade, pois, só com a ajuda de todos é que construiremos uma política educacional sólida e que promova a integração do sistema de ensino”, disse.
Eixos temáticos
Dentro de um regime com a participação popular, ficou definido um plano de elaboração das diretrizes dividido em sete eixos temáticos. São eles:
Eixo Temático I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação e organização e regulação.
Eixo Temático II: Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Eixo Temáticos III: Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.
Eixo Temático IV: Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Eixo Temático V: Gestão democrática, participação popular e controle social.
Eixo Temático VI: Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Eixo Temático VII: Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Assessoria de Imprensa
ZONA AZUL - 12/11/2025