João Pessoa, 21 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pmjp

Dia da Árvore: Cartaxo participa de atividades

Comentários: 0
publicado em 21/09/2019 às 16h07

O Dia da Árvore foi comemorado em João Pessoa neste sábado (21) com a distribuição de mudas de árvores nativas e atividades educativas e de conscientização para a população pela Prefeitura Municipal (PMJP). Nesta manhã, o prefeito Luciano Cartaxo deu início às atividades com o plantio de mudas de Pau-Brasil e Ipê na Praça da Independência. Desde 2013, a PMJP já realizou o plantio de mais de 230 mil mudas de árvores nativas em diversas regiões da cidade e, somente neste ano, deve distribuir, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mais de 45 mil mudas.

“João Pessoa é uma cidade reconhecida pelo seu verde e pela preservação ambiental. Nossa gestão tem esta marca de não só preservar, mas também de arborizar ainda mais a cidade. Desde 2013, já plantamos mais de 230 mil mudas em mata ciliar, avenidas, praças e parques, e isso tem um significado importante junto também ao processo de conscientização da população. Queremos ver a cidade crescendo, se desenvolvendo, mas acima de tudo, preservando o que tem de melhor, que é o nosso meio ambiente”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O prefeito realizou o plantio de uma muda de Pau-Brasil e de Ipê Amarelo na Praça da Independência, em pontos estratégicos, respeitando os quadrantes planejados pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx para cada planta nativa na praça. De lá, as equipes da Semam iniciaram a distribuição das mudas em três semáforos da Avenida Epitácio Pessoa e no Largo da Gameleira, onde foi montada a Tenda Verde. Também foram feitas diversas ações de Educação Ambiental e distribuída a Cartilha da Arborização, produzida por técnicos da Semam com orientações sobre espécies mais adequadas e locais certos para o plantio, como preparar a terra e como cuidar da sua muda de árvore.

território do município de João Pessoa tem 30,67% de cobertura vegetal, totalizando uma média de 47,11m² de área verde por habitante. Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “é um índice de cobertura vegetal satisfatório para uma Capital, mas é preciso estar atento, pois grande parte das nossas áreas verdes estão concentradas em grandes fragmentos, como a Mata do Buraquinho. Por isso, precisamos promover o plantio nos bairros e áreas degradadas, como fazemos continuamente, para que as árvores sejam distribuídas por toda a cidade. A Semam realiza o plantio contínuo e qualquer pessoa também pode pegar autorização no órgão e se deslocar ao nosso Viveiro Municipal para pegar mudas”, comentou.

Plantio urbano – Este ano, a Semam deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, creches e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

MaisPB

Leia Também