João Pessoa, 22 de abril de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A moda de reviver nomes de sucesso do passado continua. Depois de Uno, Voyage, Fusca, Santana e S10, entre outros, foi a vez da Ford ressuscitar o Escort durante o Salão de Xangai 2013, que abriu suas portas à imprensa neste sábado (20).
Ainda conceitual, o sedã mistura elementos da escola de design Kinetic 2, atual fase de estilo da Ford. Tem algo de Fusion na carroceria, mesmo que em tamanho P, e grade frontal hexagonal cromada e seccionada pelo para-choque; os faróis, porém, fogem completamente do que se conhece, sendo formados pela união de dois pavimentos de luzes de LEDs; a traseira acupezada (com o arco do teto se encontrando quase que diretamente com a tampa do porta-malas) e com arremate circular também difere de Fusion e está mais para Focus sedã de terceira geração (ainda inédito no Brasil), ainda que lembre, claro, uma evolução do finado Escort.
Dados técnicos e medidas não foram revelados. A Ford também esconde a estratégia de mercado de um futuro Escort de produção. Questionados por UOL Carros, executivos locais afirmaram que as chances de o carro chegar ao Brasil são praticamente nulas. Triste notícia para fãs nostálgicos.
Segundo a marca, "o Escort Concept mostra a futura visão da Ford sobre como expandir a plataforma de compactos globais na China". É sempre bom deixar claro que quando as marcas citam a palavra "compacto" ao redor do mundo, querem dizer modelos considerados médios no Brasil. Este representa 25% do mercado chinês.
"Ao escutar nossos clientes chineses, nós desenvolvemos o Escort para pessoas cujas necessidades não estão sendo completamente atendidas pelos compactos existentes", explica Jim Farley, vice-presidente global de marketing da Ford e homem-forte da marca quando o assunto é futurologia e produtos para mercados que não o norte-americano.
A função do Escort conceitual é atrair a atenção dos consumidores chineses que olham com carinho, por exemplo, para a nova geração do Volkswagen Santana — o modelo faz sucesso por aqui em suas encarnações iniciais (tanto a primeira, com frente chapada, quanto a seguinte, com faróis e grade enviesados, chamada localmente de Santana Vista), descontinuadas há tempos no Brasil, e acaba de ganhar um "revival" com a nova geração.
UOL Carros: Ford mostra Escort Concept no Salão de Xangai
Uol
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025