João Pessoa, 12 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Economia

Veneziano se posiciona contra privatizações

Comentários: 0
publicado em 12/09/2019 às 14h08

Em pronunciamento no plenário do Senado, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) criticou as intenções do ministro da Economia, Paulo Guedes, de desindexar e desvincular o orçamento das três esferas do governo (União, Estados e Municípios) e se posicionou contra as privatizações das estatais que representam a soberania nacional.

O parlamentar alertou que o Governo Federal está em marcha batida, em um processo que visa a fragilização de toda a estrutura estatal.

“Nós vimos claramente: o Governo Federal está em marcha batida, em um processo que visa a fragmentação de toda a estrutura estatal, um ultraliberalismo que não comporta a visão destes, entre os quais o seu maior defensor, ex-banqueiro, hoje responsável, pois, sob a sua tutela e sob a sua condução, está toda a política econômica nacional” alertou.

Veneziano se posicionou contrário aos planos de privatização de estatais, declarados por Paulo Guedes, assim como o ajuste fiscal proposto que, na sua opinião, recai exatamente sobre os que têm menos capacidade de suportar sacrifícios maiores.

Nesse sentido, ele afirmou que é preciso alertar a população sobre os efeitos da reforma da Previdência, atualmente em discussão no Senado, pois mais de 90% dos brasileiros ainda não tomaram conhecimento dos detalhes dessa proposta.

“Só queria que todos nós tivéssemos essa compreensão. Falar sobre reforma previdenciária, apontando simplesmente para aqueles que não têm condições de trazer lobbies políticos para a Câmara ou para o Senado […] é lastimável, é lamentável, é extremamente acintoso”, disse.

Veneziano ressaltou que a proposta do ministro Paulo Guedes inclui até mesmo as empresas que são estratégicas para a manutenção da nossa soberania: no caso, a Eletrobras, a Petrobras, os bancos estatais, entre outras, que estão na mira desse processo de desestatização para um ajuste fiscal que recai, principalmente, sobre aqueles que menos capacidade e condições têm de suportar mais exigências e mais sacrifícios.

MaisPB

Leia Também