João Pessoa, 23 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Governo lança projeto de expressão juvenil em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 23/04/2013 às 09h49

O Governo do Estado lançou, nessa segunda-feira (22), o Projeto de Apoio à Expressão Juvenil – “Se sabe de repente”. O projeto, que faz parte do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em 2011, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e demais representações do poder público e sociedade civil.

O objetivo do projeto é desenvolver, no Estado da Paraíba, espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e participação das diferentes juventudes na sociedade. Por meio do projeto, o Governo pretende estimular o envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região e do Estado da Paraíba, incentivando e reafirmando o protagonismo juvenil e a aquisição de espaço de participação por parte desse segmento social, para contribuir com a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, destacou que o projeto é um sonho da SEE por ser voltado para a juventude, grande desafio da Secretaria. “Atualmente, o espaço social onde juntamos o maior número de jovens é a escola. Por meio desse projeto, que é um sonho da nossa Secretaria, queremos promover o encontro do jovem com ele mesmo, pois hoje esse jovem é extremamente incluído em relação à informação e também extremamente excluído socialmente”, analisou a secretária.

Além da secretária Márcia Lucena também esteve presente ao lançamento do projeto o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira e cerca de 50 gestores escolares das quatro Gerências Regionais de Educação (GRE) que participam inicialmente do projeto (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras).

Nesse primeiro momento, o projeto será destinado aos estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Médio, localizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Em João Pessoa, o projeto vai acontecer em 25 escolas de Ensino Médio; em Campina Grande, 15 escolas de Ensino Médio participarão do projeto; em Patos são 5 escolas e em Cajazeiras também 5 escolas.

O secretário Tibério Limeira destacou a participação no projeto em parceria com a SEE e o desejo de ampliá-lo para todas as escolas do Estado. “Inicialmente, quatro gerências foram contempladas, mas esperamos que o projeto tenha sucesso e cresça para podermos ampliá-lo para toda Paraíba”, contou o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.

O Projeto de Apoio à Expressão Juvenil – “Se sabe de repente” vai acontecer nas escolas estaduais de Ensino Médio, no contra turno das aulas, em 20h presenciais, por meio de oficinas temáticas, interações culturais, implantação e implementação de Grêmios Estudantis e construção do Plano de Ação de Juventude, de modo a estimular o posicionamento e a troca de experiências dos jovens diante de questões de seu interesse, como combate à violência, promoção à saúde, cultura, esporte, trabalho, tecnologia, entre outros temas.

Podem participar do projeto professores da Rede Estadual de Educação Básica com experiência na educação do público jovem ou que estejam interessados em mediar grupos de discussão voltados para as temáticas de juventude, com disponibilidade de 20h semanais para o projeto. Os grupos de discussão serão formados por turmas com 30 jovens do ensino médio e 01 professor articulador.

As inscrição de estudantes e professores acontecerão de 22 de abril a 03 de maio nas escolas estaduais de ensino médio previamente selecionadas que serão divulgadas em breve. A seleção de professores e formação dos grupos de discussão vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio nas Gerências Regionais de Educação (GRE). O encontro preparatório dos professores articuladores será realizado nos dias 13 e 14 de maio nas GREs. O início das atividades dos grupos de discussão acontece no dia 15 de maio nas escolas e a Mostra Jovem será realizada no dia 10 de dezembro de 2013, na cidade de João Pessoa.

Secom-PB

Leia Também