João Pessoa, 11 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Bebê ganha ensaio fotográfico da Unimed

Comentários: 0
publicado em 11/09/2019 às 17h43

Cuidar! É isso que toda equipe do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que pertence a Unimed João Pessoa, faz por seus pacientes – e muitas vezes também pelos familiares. Não é só tratar a enfermidade para recuperação mais rápida das pessoas, mas é pensar, também, no bem-estar, na saúde física e mental. E assim foi com Rebeca Vitória Luz e seus familiares. A pequena paciente passou os primeiros 123 dias de sua vida internada no Hospital. Um dia antes de sua alta, quando completou 4 meses, ganhou uma festa e um mini-ensaio fotográfico.

A contadora Janaina Rodrigues, mãe de Rebeca, disse que em vários momentos da internação sentiu a humanização no atendimento. “Não posso deixar de falar das meninas do Posto de Coleta, elas são excelentes. Escutavam todos os meus desabafos, minhas alegrias, minhas tristezas, minhas angústias, dúvidas, estresses, sempre com muito amor, carinho, paciência e alegria. E foi assim que durante esse tempo consegui doar 34 litros de leite materno”, lembrou.

Foram meses de muita luta e muita fé para a mãe de Rebeca. Segundo ela, algumas das ações realizadas no Hospital a ajudaram a passar por todo esse tempo de internação. “Minha filha foi muito bem assistida. A humanização de alguns funcionários acalentou nossos corações. Lacinhos de gaze para enfeitar minha filha, os papeis de carta para deixarmos recadinhos, a paciência da fonoaudióloga ao oferecer comida a ela. Sem contar que no dia que Rebeca completou quatro meses de vida, quatro meses no hospital, elas foram ao quarto com um bolinho e chapeuzinhos de festa para comemorar a vida da minha filha. No mesmo dia, quando eu trouxe um bolo temático, elas organizaram um mini-ensaio fotográfico. Tudo isso faz diferença”.

Este não foi um privilégio apenas de Rebeca, todos os pacientes que estão internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) recebem esse carinho. A fonoaudióloga Maria das Graças Ribeiro Souza Vilar é uma das colaboradoras que passa esse carinho diariamente. “Para essas mães que têm crianças internadas há muito tempo e não têm oportunidade de fazer os “mesversários” e os ensaios fotográficos, é um momento de alegria e de abstrair um pouco as dificuldades da internação”, enfocou. Todo esse processo é feito com muito cuidado e segurança para o paciente.

A fonoaudióloga contou ainda que elas se sentem acolhidas pela equipe e agradecidas pela lembrança de um dia especial. “Para nós equipe é sensacional. É uma forma de mostrar que estamos ali cuidando não só dá doença, mas da parte emocional. É uma grande responsabilidade manter os corações das mães confiantes, alegres e colaborativos. As fotos eternizam os momentos, e as lembranças da internação se tornam mais doces e alegres. Ver a criança em outro cenário faz com que a mãe tenha mais perto dela o momento da alta. Esse é o nosso jeito de cuidar”, afirmou.

São várias as iniciativas na área de humanização no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que é referência em alta complexidade na Paraíba e o único ser Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essas ações contribuem para diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos. Entre elas, as técnicas da Redinha e a Musicoterapia, além do Recadinho no Mural.

MaisPB

Leia Também