João Pessoa, 11 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ordenamento

Ambulantes protestam após ação da PMJP

Comentários: 0
publicado em 11/09/2019 às 07h32
atualizado em 11/09/2019 às 09h04
Foto: Albemar Santos - MaisPB

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deflagrou, no início da manhã desta quarta-feira (11), uma ação para retirar os ambulantes e desocupar os espaços públicos das calçadas do Centro da cidade. Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Guarda Municipal estão concentrados na Rua Duque de Caxias, com efetivo reforçado, para evitar a ocupação.

O secretário da Sedurb, Zennedy Bezerra, informou que os ambulantes foram avisados formalmente na última sexta-feira (6), assim como os lojistas que expõe os produtos nas calçadas. “A ação é de ordenamento urbano e segurança pública, porque evitando a aglomeração evita também pequenos furtos”, disse.

Em reação, os vendedores ambulantes iniciaram um protesto pelas ruas do Centro. Pneus foram queimados e comprometem o trânsito na região. A presidente da Associação dos Ambulantes da Paraíba, Márcia Medeiros, alega que a Prefeitura tem retirado o direito de trabalhar da categoria. Ela pede uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo (PV) e com o secretário Zennedy Bezerra.

Não é a primeira vez que a Prefeitura toma uma medida parecida neste ano. No primeiro semestre, a Sedurb retirou os ambulantes localizados na principal avenida do Centro. No mês passado, vendedores ambulantes bloquearam as avenidas General Osório e Guedes Pereira após atearem fogo em pneus. Em outro momento do ano, vendedores e agentes da Guarda Municipal entraram em confronto.

Mais cedo, o vice-presidente da Associação dos Ambulantes na Paraíba, Josemar Muniz, havia adiantado que os vendedores reagiriam. “Estamos reunidos e decidiremos se iremos ocupar algum órgão público ou nos manifestar na rua”, disse em contato com o Portal MaisPB.

Confira:

MaisPB

Leia Também