João Pessoa, 18 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Apostilas distribuídas aos alunos da quinta série da rede municipal do Rio de Janeiro foram impressas com erros sobre capitais de Estados do País. O livro M-5 do segundo bimestre diz que a capital do Estado da Paraíba – que é João Pessoa – é Manaus (capital do Amazonas), e que a capital de Pernambuco – que é Recife – é Belém (capital do Pará). Como se não bastase o esdrúxulo erro, outro foi registrado: a sigla do Estado da Paraíba – que é PB – foi grafada de forma errada na apostila: PA (que é a sigla do Pará). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Os erros estão no enunciado de uma questão de matemática que pede que o aluno calcule as distâncias entre as cidades. A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela elaboração do material, disse que as apostilas não foram utilizadas pelos estudantes, já que "a utilização dos cadernos pedagógicos relativos ao 2° bimestre estava prevista para a segunda semana de maio".
Segundo a secretaria, o material foi distribuído no início do mês e a errata foi publicada no último dia 11 de maio. A orientação em casos de erros de impressão é que os próprios professores façam as correções em sala de aula – eles geralmente são orientados a rasgar a página ou a jogar a apostila fora, segundo a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, Suzana Gutierrez. "É desperdício de dinheiro público", disse ela.
Redação
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/05/2025