João Pessoa, 22 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Depois do imbróglio causado pela Copa Paraíba de 2012, quando o campeão CSP não pôde disputar a Copa do Brasil de 2013 pois a competição estadual não atendia as exigências da CBF para participar da maior competição nacional, a edição de 2013 do torneio está em risco.
A reportagem entrou em contato com Socorro Leite, assessora jurídica da Federação Paraibana de Futebol, e questionou como a segunda vaga paraibana à Copa do Brasil seria preenchida, se com o vice-campeão do Campeonato Paraibano, ou se novamente a Copa Paraíba daria vaga ao torneio.
A representante da FPF afirmou que, a princípio, a vaga será destinada ao campeão da Copa, porém, para não acontecer como em 2012, e apenas três equipes participaram, menos que o mínimo permitido pela CBF para que uma competição destine vaga à Copa do Brasil, o anúncio do torneio será feito apenas quando os times estiverem inscritos e regularizados, para evitar desistências de última hora, como aconteceu com Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga na edição anterior.
Outra mudança que deve ocorrer no torneio, caso ele seja realizado, é o limite de idade. Nas outras edições sempre foi sub-21, porém depois de ser colocada em questão sua validade como classificatório para a Copa do Brasil, também foi decidido no STJD que um campeonato considerado de base não pode dar vaga para um de profissionais.
Com a pendência da competição do segundo semestre, Botafogo-PB, Campinense, Treze e CSP terão mais uma motivação para conseguir vaga as finais do Campeonato Paraibano.
Voz da Torcida
DIZ MP - 06/10/2025