João Pessoa, 07 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Hospital Unimed vai vacinar crianças contra pólio neste sábado

Comentários: 0
publicado em 07/06/2013 às 09h23

 O Hospital Unimed JP vai vacinar gratuitamente crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil neste sábado (8), Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. O posto de vacinação da instituição atenderá das 8h às 17h, inclusive quem não tem plano de saúde.

Ao se dirigir ao local, a única exigência é que os pais ou responsáveis pelas crianças estejam portando o cartão de vacinas. O posto de vacinação do Hospital Unimed JP fica no térreo, ao lado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

O serviço está sendo oferecido através de uma parceria com a Secretaria da Saúde de João Pessoa. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP para proporcionar mais qualidade de vida para toda a população.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte. A vacina oral é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o único método capaz de viabilizar a erradicação global da doença.

ÚLTIMO CASO NA PARAPÍBA

Detectada pela última vez na Paraíba em 1989, a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, tornou-se um problema controlado em todo o país graças a um extenso programa de vacinação promovido pelo Ministério da Saúde. Mas, isso não significa que a pólio seja um perigo do passado no restante do mundo.

A meta da Organização Mundial da Saúde era erradicar a enfermidade em todos os continentes até o ano 2000. Apesar dos esforços, o objetivo não foi superado. Em locais como a Nigéria, o Paquistão e o Afeganistão, ela ainda dá as caras – e volta a ser uma ameaça em outros países, como o Chade, a Angola e a República Democrática do Congo.

Os esforços, no entanto, não foram em vão: segundo dados da própria OMS, quando o Programa Mundial de Combate à Poliomielite começou em 1988, o planeta abrigava 350 mil infectados. Em 2005, esse número tinha caído para 2 mil pessoas.

Assessoria da Unimed 

Leia Também