João Pessoa, 14 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jogos Universitários Paraibanos

Judocas da UEPB conquistam medalhas de ouro

Comentários: 0
publicado em 14/05/2019 às 17h26

Quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Esse foi o saldo da participação da equipe de judô da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na edição 2019 dos Jogos Universitários Paraibanos (JUPs), disputado no último sábado (11), no Ginásio Poliesportivo da Unipê, em João Pessoa. A competição, organizada pela Federação Paraibana de Judô (FEPA-JU), ligada a Confederação Brasileira de Judô (CNJ), e pela Federação Paraibana de Desporto Acadêmico (FPDA), reuniu mais de 100 atletas em 11 categorias.

A equipe da UEPB, montada pela Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), levou 11 atletas para a competição, dos quais quatro conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas categorias. Subiram ao pódio para colocar no peito a medalha de ouro os atletas Jilton Lucena, estudante de História; Hígor Araújo Sousa, estudante de Matemática; Tawan Teodósio Medeiros, estudante do 4º período do Bacharelado em Educação Física; e Mayra Marta, aluna de Filosofia. Além de conquistar a medalha de ouro, os atletas conseguiram a vaga para as disputas da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs), que acontecem de 20 a 27 de outubro, em Salvador (BA), e é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina.

Os quatro atletas, que treinam no Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB, lutaram e venceram seus duelos nas categorias Pesado de até mais de 100 quilos; Médio de até 90 quilos e Leve de até 66 quilos. Com as medalhas no peito, os atletas comemoraram o bom desempenho na seletiva estadual e agora já sonham em conquistar medalhas no JUBs. Jilton Lucena luta desde os cinco anos de idade e já ganhou mais de 50 medalhas em diversas competições que disputou.

Na competição do último final de semana, ele disputou medalhas em três categorias e conquistou uma de ouro na categoria Pesado acima de 100 quilos e outra de bronze na Master. O atleta destacou o incentivo da COEL como fundamental para ele para melhorar seu desempenho no tatame e obter as conquistas. Ele agora se prepara para participar pela primeira vez do JUBs e está confiante em obter novas conquistas. “Tem sido muito importante o apoio da COEL e agora é continuar treinando forte para fazer uma boa
competição no JUBs”, disse.

Medalhista de ouro na categoria Leve com até 66 quilos, Hígor Araújo Sousa também destacou o incentivo da UEPB na prática do esporte e revelação de novos atletas. Ele já luta desde criança e também se prepara para a sua primeira competição nacional. O atleta já tem mais de 30 medalhas. “Acredito que a equipe de judô da UEPB está bem preparada e vamos para o JUBs confiantes”, afirmou.

Tawan Teodósio Medeiros, que disputou os jogos na categoria Sênior até 90 quilos, também tem colecionado medalhas. Recentemente ele conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Judô – Regional II e garantiu o acesso para a Taça Brasil, que consiste na fase nacional do torneio, a ser realizada em setembro. O campeão na etapa nacional vai compor a equipe da Seleção Brasileira. Tawan pratica judô desde os três anos e agora se prepara para disputar duas competições nacionais no segundo semestre. A expectativa é boa e ele espera voltar trazendo mais medalhas na bagagem para enriquecer o seu currículo.

O professor Ado Marcelo, que também é treinador da equipe de judô da UEPB, destacou a performance dos atletas nos Jogos Universitários Paraibanos e disse que o nível da competição foi bastante elevado. Ele ressaltou a determinação dos atletas que, para chegar ao pódio, disputaram pelo menos três lutas cada um, com adversários fortes e considerados favoritos. “Os atletas estão de parabéns e nós que fazemos a COEL estamos felizes com o resultado. Acredito que nossa equipe vai fazer bonito nos jogos nacionais”, projetou.

Coordenador de Esportes e Lazer da UEPB e um dos responsáveis pela ida dos atletas à competição, professor Eugênio Eloi disse que as novas conquistas são frutos dos investimentos da Instituição, através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), nos esportes, mesmo em tempos de dificuldades e escassez de recursos. Professor Eugênio frisou que o judô é a modalidade que mais revela atleta e rende medalhas para a Instituição.

MaisPB

Leia Também