João Pessoa, 12 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ResÍduos SÓlidos

Prefeitura de Bayeux realiza a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente

Comentários: 0
publicado em 12/07/2013 ás 20h09

Na última quinta-feira (11) o prefeito de Bayeux, Dr. Expedito Pereira, abriu a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Resíduos Sólidos”. O objetivo do evento é ouvir a sociedade além de procurar soluções para os entraves na gestão do lixo. Durante a manhã, palestras foram ministradas pelas representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), Fátima Morosine, e da secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Maria Madalena. No turno da tarde, o palestrante foi o gestor ambiental, Rogério Ferreira. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município juntamente com a coordenadora de políticas ambientais da pasta, Manuela Santos.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Edielson Gomes, a Conferência é o instrumento adequado para discutir um assunto comum, apresentar reivindicações e dividir a responsabilidade sobre o que fazer com resíduos sólidos que a população produz. “É urgente que façamos o manejo apropriado do lixo e, mais ainda, é necessário que eduquemos e treinemos a sociedade para que o coloque nos dias e horários adequados”, disse o secretário.

Na ocasião, o prefeito lembrou que a Secretaria de Meio Ambiente do município de Bayeux foi criada na sua antiga gestão, em 1997. Além disso, ressaltou que a cidade foi a primeira no Estado a implementar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e ganhou da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) o selo de município turístico por ser um forte atrativo para o ecoturismo, naquele mesmo ano.

“Quando assumi a prefeitura, em 1992, tiramos o lixão da comunidade de São Lourenço para livrar os moradores da mazela de conviver com o lixo. O descarte correto desses resíduos ainda é um assunto que é prioridade na minha gestão. Esta conferência está sendo importante para encontrarmos novos métodos e idéias para o descarte do lixo”, afirmou Expedito.

No final do evento foram aprovadas por votação as propostas de revitalização sustentável do mercado público com um espaço cultural e uma feira de produtos orgânicos, formação contínua para os professores da educação básica em educação ambiental, implantação de postos de coleta de resíduos sólidos voluntários gerenciados por cooperativas com distribuição de bônus de isenção de tributos para os colaboradores e de uma rede de tratamento de saneamento básico-plano de Implementação. Além disso, foram escolhidos os 15 delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Meio Ambiente que acontecerá em setembro deste ano.

Decom

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x