João Pessoa, 23 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu seguir o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e, por unanimidade, indeferiu o registro de candidatura de Vânia Leal (PMDB), esposa do ex-prefeito cassado Ivanildo Gouveia (PR). A cidade de Soledade vive um clima de nova eleição, depois que o prefeito aliado ao grupo de Vânia, o petista Zé Bento, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.
O julgamento – Durante a sessão desta quinta-feira (22), a defesa de Vânia buscou de todas as formas reverter a crítica situação, bastante desfavorável diante do parecer posição da PRE. Na tentativa, duas ‘preliminares’ foram levantadas pelo advogado da candidata: na primeira, afirmou que teria sido cerceado o direito de Vânia de se defender; na segunda, acusou a chapa rival de não ter se registrado devidamente. Apesar do esforço da defesa, as duas alegações foram indeferidas mais uma vez por unanimidade.
‘Plano B’ – Segundo fontes próximas do grupo, diante da decisão inesperada, o bloco liderado pelo ex-prefeito Ivanildo já estaria articulando uma saída emergencial.
De acordo com o que foi confidenciado, a estratégia agora seria entrar como uma liminar para manter o nome de Vânia na disputa. Contudo, acreditando que a Justiça poderá manter o indeferimento em outras instâncias (pelo fato de Vânia ser parente direta do ex-prefeito, impedindo sua candidatura) o plano seria não continuar no risco e trabalhar paralelamente o nome de alguém de confiança, mas sem laços parentais com Ivanildo. Essa pessoa, segundo deixou escapar, seria Sandro de Petrônio.
Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025