João Pessoa, 11 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIÁLOGO

Rússia entrega aos EUA plano para controlar armas químicas da Síria

Comentários: 0
publicado em 11/09/2013 ás 12h56

A Rússia entregou aos EUA seu plano para colocar o arsenal químico sírio sob controle internacional e pretende discuti-lo nesta quinta-feira (12) em Genebra, segundo as agências russas, que citam fontes diplomáticas.

"Entregamos aos americanos um plano para colocar as armas químicas sírias sob controle internacional, esperamos poder debater isto em Genebra, onde estão reunidos diplomatas dos dois países", disse uma fonte da delegação russa.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que deve encontrar seu colega russo Sergei Lavrov em Genebra, disse na véspera que Lavrov iria enviar o plano para que ele pudesse ser estudado pelo governo Obama.

O plano prevê que a Síria entregue suas armas químicas para a comunidade internacional, o que poderia evitar um ataque militar já ameaçado pelos EUA.
Em discurso na véspera, o presidente americano Barack Obama disse que vai dar tempo para a negociação do plano, mas segue cético em relação a sua aplicabilidade.

Os EUA atribuem ao regime de Assad um ataque com armas químicas na periferia de Damasco, em 21 de agosto, que matou pelo menos 1.429 civis.
O governo nega envolvimento e acusa os rebeldes antigoverno, a quem chama de terroristas que tentam desestabilizar o regime.

A guerra civil na Síria, que dura 30 meses, já deixou mais de 110 mil mortos e gerou uma crise humanitária e de refugiados, além de trazer instabilidade política à região.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x