João Pessoa, 12 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), disse nesta quinta-feira (12) que é favorável a atitude do presidente da Assembleia Legislativa da Paraiba (ALPB), Ricardo Marcelo (PEN) que determinou o corte de ponto dos parlamentares faltosos. Sopão ainda chamou os colegas para trabalhar e disse que os parlamentares têm que dar um bom exemplo para sociedade.
Nesta quarta-feira (11), apenas oito dos 36 deputados compareceram à sessão plenária que tinha em pauta diversas matérias que deveriam ser votadas. “No meu ponto de vista, como trabalhamos terça, quarta e quinta, acredito que os demais colegas podem usar a sexta, o sábado, o domingo e a segunda para visitar suas bases”, destacou Toinho.
Alguns dos deputados que faltaram na quarta também não apareceram nesta quinta: Arnaldo Monteiro (PSC), Caio Roberto (PR), Daniella Ribeiro (PP), Eva Gouveia (PSD), Joao Henrique (DEM), José Aldemir (PEN), Léa Toscano (PSB), Márcio Roberto (PMDB), Lindolfo Pires (DEM) e Wilson Braga (PEN).
Toinho, que tem base eleitoral em João Pessoa, se adiantou aos questionamento de colegas sobre sua postura e apontou a sulução para a ausência dos deputados. “A Capital é grande e acredito que mesmo quem vai para o interior tem tempo para trabalhar nas bases e voltar para Assembleia, aproveitando a terça, quarta e quinta para debater e limpar a pauta das votações e matérias colocadas na casa”.
Ele que a grande maioria dos 36 deputados deixe de comparecer e cumprir com suas obrigações. “Creio que pelo menos metade dos deputados deveria fazer um esforço para frequentar a Casa e adiantar a votação de projetos que são de interesse da população”, destacou o deputado. Eu não sou diferente de uma pessoa que recebe salário mínimo e tem seu ponto cortado. Somos representantes do povo. Temos que dar o exemplo. De onde eu vim, costumo trabalhar. Não estou chamando os colegas de preguiçosos, mas, estou chamando para trabalhar”, finalizou.
No início do segundo semestre, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), reuniu o colegiado de líderes para discutir o cronograma de atividades e uma agenda positiva. Na ocasião, ficou definida a realização de esforço concentrado para a votação de matérias em plenário.
Em 2012, por duas vezes a Mesa Diretora cortou o ponto dos deputados que não compareceram à sessão e sequer justificaram a ausência. As sessões plenárias da Assembleia Legislativa acontecem nas terças, quartas e quintas. Normalmente as votações ocorrem nas quartas-feiras.
Os faltosos têm até o final do mês para justificar a ausência e ter o corte de ponto abonado, caso contrário terão um desconto de R$ 668,00 (quase um salário mínimo) por um dia de trabalho perdido.
MaisPB com Assessoria
ZONA AZUL - 12/11/2025