João Pessoa, 10 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESTRADAS

Ricardo autoriza construção de via em Amparo

Comentários: 0
publicado em 10/11/2013 às 10h08

O governador Ricardo Coutinho assinou, na manhã deste sábado (9), a Ordem de Serviço para a pavimentação da PB-238, que vai retirar o município de Amparo do isolamento asfáltico. A estrada, que terá uma extensão de 13,7 km, vai ligar o município ao entroncamento da PB-250 (Ouro Velho) e beneficiará mais de 6 mil habitantes. A obra, que já foi iniciada com os trabalhos de topografia e terraplanagem, custará mais de R$ 8 milhões e representa a 73ª ordem de serviço dentro do programa Caminhos da Paraíba.

Ricardo Coutinho afirmou que a estrada vai interligar duas cidades com mais de 6 mil habitantes e promover a inclusão social e produtiva de uma parte esquecida do Cariri. “Estamos muito felizes por estarmos interligando mais uma cidade, Amparo, com pouco mais de 2 mil habitantes, mas que precisa trilhar um caminho de desenvolvimento. Com essa estrada e as ordens de serviço de São José dos Cordeiros, Serra Branca, Coxixola, Parari e Santo André estaremos iniciando todas as estradas do anel do Cariri, com exceção de Barra de São Miguel, que já está licitada e também será feita”, enfatizou.

O governador destacou que os recursos para a PB-248 estão garantidos, assim como em todas as obras iniciadas em sua gestão e pediu celeridade à empresa na construção da rodovia. “Queremos que os filhos de Amparo e Ouro Velho sejam priorizados na seleção dos trabalhadores da obra para que se gere renda para o povo da região”, ressaltou.

O prefeito de Amparo, Zé Arnaldo, disse que esse é um momento histórico para a cidade de Amparo, que terá condições de desenvolver o comércio, a pecuária e o escoamento da produção agrícola. Ele contou que muitos duvidavam que a estrada fosse feita, mas hoje é uma realidade assim como foram os recursos do Pacto para a inauguração da quadra da Escola Ildelfonso Anselmo da Silva e para a abertura do laboratório de análises clínicas, para a reforma e ampliação da escola Messias das Neves e a parceria para a abertura do posto da Emater no município. “Só temos a agradecer a forma republicana que o governador tem tratado todos os municípios”, disse.

O agricultor Marcos Antônio, residente na zona rural de Amparo, ressaltou que a construção da estrada é um sonho antigo da população e que espera agora sair do papel. “Muita gente aqui junta um dinheirinho para comprar um carro, mas não compra porque se botar nessa estrada até Ouro Velho não aguenta oito meses devido aos buracos, barro e pedras ao longo de quase 14 km. Tendo o asfalto será muito bom, seguro. É botar uma 1ª, uma 2ª marcha e ir embora para Ouro Velho e Monteiro”, comemorou.

O funcionário público Marcos André da Silva é motociclista e muitas vezes tem que se aventurar para chegar até Ouro Velho numa moto ou em carro numa estrada longa e difícil. Ele contou que Amparo ficou muito tempo esquecida, pois não conta com nenhum acesso asfáltico e que o Governo do Estado dá uma demonstração de compromisso com o desenvolvimento e o futuro do município. “Com certeza mais pessoas vão visitar o município, o que vai fortalecer o comércio e gerar mais renda no município”, avaliou.

Ainda na cidade de Amparo, o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Zé Arnaldo assinaram convênios no valor de R$ 150 mil dentro do Pacto pelo Desenvolvimento Social 2013. O convênio prevê a ampliação e a reforma da escola de ensino fundamental Messias das Neves, na zona rural do município de Amparo. Em seguida, Ricardo participou da inauguração da reforma da quadra poliesportiva na escola Escola Ildelfonso Anselmo da Silva, único ginásio do município, totalmente reformada com recursos do Pacto.

Participaram da solenidade de inauguração o deputado estadual João Henrique, a prefeita da cidade de Ouro Velho, Natália Lira, o secretário de Comunicação de Pernambuco, Evaldo Costa, o secretário de Articulação e Desenvolvimento dos Municípios, Manoel Ludgério, o diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima, o secretário executivo de Interiorização, Moacir Rodrigues, e diversos prefeitos da região.

Secom-PB

Leia Também