João Pessoa, 11 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BLOG DO GORDINHO

Reviravolta na apuração dos votos; PED do PT pode ir para um segundo turno

Comentários: 0
publicado em 11/11/2013 às 20h54

 Reviravolta no Processo de Eleição Direta (PED) para a escolha do novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba. Após a comemoração e até entrevista coletiva dos partidários do candidato Charliton Machado dado como vencedor da disputa para o diretório estadual, na reta final da apuração dos votos o PED paraibano pode ir para o segundo turno.

Neste momento, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), no Centro da capital, a apuração dos votos das últimas oito cidades está suspensa, depois de uma confusão e bate-boca entre os integrantes e apoiadores petistas das três candidaturas na disputa.

Ainda falta apurar cerca de 700 votos que podem levar a um segundo turno, já que Charliton Machado, neste momento, está com 51% dos votos, Lenildo Morais com 30% e Luiz Couto com 19. Ainda falta apurar cerca de 300 votos de Mamanguape, 200 de Sousa e outros 200 votos somados de mais seis pequenas cidades.

“Ontem fizeram a comemoração aqui e hoje até entrevista coletiva concederam… Isso é uma soberba, uma falta de respeito”, afirma Feitosa, coordenador do processo eleitoral do PED na Paraíba e secretário estadual de Organização. “A diferença do primeiro colocado para a soma dos votos dos outros dois pode mudar com esses votos a serem apurados. Podemos caminhar, sim, para um segundo turno. Nada está definido”.

Na noite do domingo (10), quando faltava apenas a apuração dos votos de quatro das 13 urnas de João Pessoa, às 20h45, os integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) já teriam a confirmação de que não haveria segundo turno no Processo de Eleição Direta (PED) na Paraíba e nem na capital do estado. Com 1.044 votos obtidos até aquele momento na capital, Charliton Machado já era apontado como o novo presidente do diretório estadual do PT paraibano.

O primeiro turno do PED foi realizado no domingo em todo o país. Por meio dele, serão renovadas todas as direções do partido pelo voto direto dos filiados nos 4.808 Diretórios espalhados pelo o Brasil. No dia 24 ocorre o segundo turno. Na Paraíba, 18,6 mil militantes estavam aptos a votar. Concorreram a presidente estadual o professor Charliton Machado, o deputado federal Luiz Couto e o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais.

Na disputa pelo comando pelo diretório municipal de João Pessoa estavam o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU) na Paraíba, Lucélio Cartaxo, e o integrante do movimento de lutas por moradias, Antônio Júnior. Além de João Pessoa, outros 141 municípios paraibanos também participaram do processo.

Blog do Gordinho

Leia Também

MaisTV

Na PB, Camilo Santana detalha Pé-de-Meia: “Medida para o futuro”

"PÉ DE MEIA" - 03/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas