João Pessoa, 23 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pacientes transferidos

Explosão provoca princípio de incêndio em UPA

Comentários:
publicado em 23/11/2018 às 10h13
atualizado em 23/11/2018 às 12h02

A explosão de um respirador causou um princípio de incêndio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Dinamérica, em Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (23). A unidade hospitalar foi inaugurada há um ano pela Prefeitura Municipal.

Ao Portal MaisPB, a Secretaria de Saúde do município informou que o aparelho respiratório que estava em uma das quatro salas da vermelhas da unidade pegou fogo e obrigou a retirada imediata dos pacientes da unidade. Pacientes que estavam a unidade foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma e para a UPA do bairro Alto Branco.

Uma mulher foi socorrida em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Trauma. A médica responsável pelo atendimento, Maria Augusta, explicou que a situação da paciente se agravou após ela ter inalado a fumaça oriunda do incêndio na UPA.

Informações preliminares davam conta que o senhor Francisco Ramos da Silva, de 31 anos, teria ido a óbito devido ao princípio de incêndio. Porém, a secretaria de saúde, afirmou que o paciente já estava em óbito antes, em decorrência de complicações por tuberculose.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a tentativa da equipe médica para reanimar um paciente na calçada da UPA.

Veja nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que ninguém ficou ferido em decorrência do princípio de incêndio ocorrido na manhã desta sexta-feira (23) na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Adhemar Dantas, que funciona no bairro Dinamérica. As causas do problema estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Informações preliminares dão conta que um dos aparelhos da Ala Vermelha teria explodido após sofrer uma pane elétrica, provocando a combustão no local.

Todos os pacientes que estavam na UPA do Dinamérica na hora do incidente foram transferidos imediatamente para a UPA do bairro Alto Branco e para o Hospital de Trauma por ambulâncias do SAMU 192.

Por conta do incidente, os atendimentos na UPA do Dinamérica foram suspensos por uma hora para garantir a segurança dos usuários e profissionais que atuam no serviço. Após esse período, todos os setores deverão voltar a funcionar normalmente. Apenas a Ala Vermelha, que dispõe de quatro leitos, funcionará temporariamente com um único leito para internação.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o transtorno causado aos pacientes e acompanhantes que estavam na UPA no momento do incidente e informa que irá aguardar o laudo do Corpo de Bombeiros, que deverá apontar as causas do problema no aparelho. Por enquanto, a Secretaria de Saúde garante que seguirá adotando todas as medidas preventivas para evitar problemas dessa natureza.

MaisPB

Certificado digital mais barato para advogados e contadores Clique e saiba como adquirir

Leia Também