João Pessoa, 24 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
proposta

EUA avaliam elevar tarifa de carro importado

Comentários: 0
publicado em 24/05/2018 às 09h54
atualizado em 24/05/2018 às 07h05

O governo de Donald Trump nos Estados Unidos está considerando uma proposta para impor novas tarifas sobre veículos importados, invocando a lei de segurança nacional que foi usada para impor tarifas sobre alumínio e aço, disseram um funcionário da administração e três funcionários do setor, segundo a agência Reuters.

“Haverá grandes novidades em breve para os nossos trabalhadores do setor automotivo. Depois de muitas décadas perdendo seus empregos para outros países, vocês esperaram o suficiente!” Trump disse em um tuíte.

A Reuters confirmou uma notícia do Wall Street Journal de que o governo estava considerando lançar investigação com base na “Seção 232” sobre as importações de automóveis, que poderia ver tarifas de até 25% às importações.

Em uma reunião com fabricantes de automóveis na Casa Branca em 11 de maio, Trump disse às montadoras que planejava impor tarifas de 20% ou 25% em alguns veículos importados, disseram fontes à Reuters, criticando especificamente as montadoras alemãs por importarem um grande número de veículos para os Estados Unidos.

Faça o que eu digo, não o que eu faço

Trump já questionou as tarifas elevadas da China aos carros importados. Em negociações recentes, o presidente chinês Xi Jinping ofereceu reduzir a 15% a atual taxa de importação de 25%.

A Volkswagen vê a medida de Trump como “protecionismo”. “Ninguém se beneficia a longo prazo do protecionismo unilateral”, afirmou um porta-voz do grupo, antes de destacar que “apenas um comércio livre e equitativo garante a prosperidade”.

A VDA, a federação alemã de montadoras de automóveis, também expressou o “temor” sobre as consequências das tarifas neste setor estratégico da economia do país.

G1

Leia Também