João Pessoa, 23 de janeiro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPANHA

Dia Municipal da Paz no Trânsito é comemorado na Capital

Comentários: 0
publicado em 23/01/2014 às 14h56

O município de João Pessoa comemora nesta sexta-feira (24), pelo quarto ano, o Dia Municipal da Paz no Trânsito. O objetivo é alertar motoristas e pedestres sobre os perigos de acidentes nas ruas e estradas. A data é uma homenagem à memória da defensora pública Fátima Lopes, vítima de um acidente na Avenida Epitácio Pessoa, e a todas as outras vítimas da violência no trânsito, e foi instituída pela Lei 11.973/2010, de propositura do vereador Bruno Farias (PPS).

Durante todo o dia será realizado um conjunto de ações integradas, que começará às 9h com uma panfletagem no Parque Solon de Lucena. Ao meio-dia será realizado o já tradicional Abraço da Paz no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Prefeito José Leite (local do acidente que vitimou Fátima Lopes).

A finalidade é despertar a sociedade, bem como o Poder Público, acerca dos índices alarmantes de acidentes no trânsito. “Convocamos todos a participarem ativamente dessa ação de responsabilidade social e de cidadania que é o Dia Municipal da Paz no Trânsito. A sociedade precisa estar unida e consciente, pois só assim poderemos diminuir o número de vítimas e acidentes”, convida o vereador Bruno Farias.

O vereador ainda chama atenção para o perigo da junção entre álcool e direção. “Um volante na mão de um bêbado é uma arma com a mesma letalidade de um revólver engatilhado por um marginal”, afirma. Para Bruno Farias, além de uma forte punição, ações de conscientização e uma cultura de respeito e segurança no trânsito são importantes para que os números de acidentes e vítimas fatais sejam reduzidos.

Além do vereador Bruno Farias, a campanha tem o apoio da Fundação Fátima Lopes, da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPTran), da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), da Polícia Rodoviária Federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde e do Sest/Senat.

Programação do dia 24 de janeiro

9h – Abertura do evento – Parque Solon de Lucena (Lagoa – Monumento Pedra do Reino)

11h – Carreata em direção à Rua João Domingos x Avenida Epitácio Pessoa

12h – Oração com familiares e órgãos parceiros pelas vítimas da violência no trânsito

14h às 16h – Mangabeira (Mercado Público) – 14 às 16h

17h – Missa em Ação de Graças às vítimas de acidentes de trânsito (Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar)

18h30 às 22h – Encerramento – Busto de Tamandaré (Banco do Brasil)

Assessoria 

Leia Também