João Pessoa, 24 de janeiro de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O vereador Ubiratan “Bira” Pereira, visitou nesta quinta-feira (23), o Complexo Hospitalar de Mangabeira (Trauminha) e constatou a realização de procedimentos médicos acima do esperado.
Os diretores do Hospital, Adriana Lobão e José Mesquita apresentaram os números dos atendimentos, que no ano de 2013 superaram a marca dos 100 mil, confirmando uma média de 10 mil atendimentos mensais.
O Complexo de Mangabeira também atende cirurgias de média e alta complexidade de toda a Paraíba, chegando a realizar mais de 200 cirurgias por mês. A unidade hospitalar é considerada referência em casos de urgências psiquiátricas, sendo o único que presta esse tipo de serviço no Estado.
O vereador ficou impressionado ao saber que o número de atendimentos médicos no Trauminha superam até os registrados no Hospital de Emergência e Trauma do Estado.
“Fica clara a importância que o Trauminha tem na rede de urgência e emergência em toda Paraíba. O atendimento é prestado mesmo a municípios que não sejam pactuados, o Trauminha é um hospital municipal que não faz distinção, e não deixa nenhum paciente desassistido. Por isso a demanda é imensa. Mais de 50% dos pacientes atendidos neste hospital, não é de João Pessoa e devido a essa grande procura de todo o Estado, se dá o acumulo de procedimentos”, destacou o vereador.
Bira acrescentou que é necessário mais investimentos no Complexo Hospitalar e aproveitou para elogiar a equipe que está a frente do Trauminha. “Hoje minha visita foi de cortesia, mas, em breve farei uma visita oficial para conhecer melhor todo complexo. Eu senti o grau de envolvimento da equipe, e a necessidade de melhorar o atendimento”, disse.
Formado em psicologia pela UFPB, o vereador Bira ainda destacou a importância do Pronto Atendimento Mental (PASM), que é mais um serviço prestado pelo Trauminha que atende urgências psiquiátricas através de uma escala de psiquiatras em regime de plantão 24 horas. Neste setor, a unidade já prestou cerca de sete mil atendimentos anuais a usuários em momento de crise, transtorno psíquico agudo e abuso de substância psicoativa.
O diretor técnico, José Mesquita, parabenizou o parlamentar pela disposição em fazer a visita. “Muito importante ter a visita do vereador e poder mostrar a transparência da nossa gestão. Bira cobrou resultados concretos desde o início da administração, mostrando-se bastante solícito e interessado em ajudar a solucionar problemas. Só tenho que agradecer ao parlamentar pela atenção com a saúde pública da nossa grande João Pessoa”, finalizou.
A estrutura do Hospital ainda conta com o Centro Integrado de Tratamento da Dor (Cendor) que possibilita atendimentos de acupuntura, quiropraxia, pilates, RPG, osteopatia e fisioterapia, com abordagem multiprofissional (psicólogos, fisioterapeutas, reumatologistas, neuroclinico, anestesiologistas e ortopedista).
Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025