João Pessoa, 05 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Setur/JP&PBTur e suas ações sintonizadas

Comentários: 0
publicado em 05/02/2018 às 16h16

Uma de nossas repetidas observações sobre a gestão governamental, no âmbito de suas três esferas, tem sido a de falta de sintonia entre os respectivos órgãos cujas finalidades são de mesma natureza. Por exemplo, nosso sentir é o de que falta maior integração institucional entre as secretarias municipais de mobilidade urbana, o DER/PB e o DNIT. E este sentir faz-se bem mais realçado em relação às chamadas regiões metropolitanas, isto porque – por exemplo – entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo há algumas vias que parecem comuns a tais esferas governamentais, vez que nessa mesma área contamos com a BR-230 (federal) e a PB-008 (via estadual, neste trecho correspondendo ao trecho que coincide com a avenida Oceano Atlântico, em Intermares), além, obviamente, das ruas/avenidas municipais.

Na área do turismo a impressão que temos é bem diferente daquela expressa anteriormente. Pode até o propósito não existir. Pode até a integração institucional não ser perseguida. Mas, a impressão que passa é a de que entre a Setur/JP (Secretaria Municipal de Turismo de João Pessoa) e a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) há perfeita sintonia.

No campo da administração ensina-nos que quando não estiver ocorrendo os resultados esperados e se vá pesquisar as causas desse insucesso, nunca se esqueça de incluir-se nessa avaliação a atuação dos gestores principais. Esta lembrança de ensinamento administrativo vem a propósito de ilustrar um dos fatores que certamente tem concorrido para o êxito da gestão pública no turismo de João Pessoa e da Paraíba: sem dúvida é a atuação profissional tanto do secretário da Setur/JP, Fernando Milanez, quanto da presidente da PBTur, Ruth Avelino. Têm sido, verdadeiramente, exemplares auxiliares de governo (e assim reconhecidos, ressalte-se).

Para concluir, e fazendo o “link” com o parágrafo inicial deste texto, sugeriríamos à Setur/JP e à PBTur gestões no sentido de que os órgãos competentes (Semob/JP, Semob/Cabedelo, DER e DNIT) conjuntamente atuem para reforço da sinalização horizontal, que não só contribui para a segurança do trânsito, mas também embeleza as cidades… e isto é turisticamente é ótimo!

Leia Também