João Pessoa, 26 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Treinar… para“Transportar Bem”

Comentários: 0
publicado em 26/01/2018 às 16h26

Certa vez, ainda quando eu atuava como diretor/representante do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa, encontrando-me em uma audiência no Ministério Público Estadual sobre uma reclamação contra o tratamento que um motorista dispensara a um dos passageiros, o promotor de justiça foi contundente: – “Dr. Mário, isto acontece porque as empresas não treinam seus operadores!”. Respondi: – “Desconhecimento seu, doutor! Todas as empresas treinam, sim, de modo especial os seus motoristas e cobradores porque estes profissionais são os mais visíveis representantes deste serviço! Repito, doutor: todas as empresas agem assim, seja a Transnacional, a Marcos da Silva, a Reunidas, a Mandacaruense, a São Jorge ou a Santa Maria! Mas, tanto lá nessas empresas(com seus mais de três mil trabalhadores) como aqui mesmo, no Ministério Público (com menor quadro de pessoal), os treinamentos realizados não são assimilados e nem aplicados de forma igual por todos os que deles participam!”. O promotor de justiça, então, questionando, aconselhou: – “Por que, então, vocês não divulgam estes treinamentos?!”.

Realmente, todos as empresas que formam os Consórcios Unitrans e Navegantes, realizando o transporte coletivo de João Pessoa, cuidam do permanente treinamento de seus operadores. Para tanto têm seus setores de RH,inclusive compsicólog(a)os, a exemplo Isabela Maria e Socorro Aragão, profissionais de reconhecida competência.

A propósito, na quarta feira, 24 de janeiro, realizou-se a solenidade de encerramento do projeto “Operador em Ação”, que correspondeu ao treinamento dos operadores do sistema de transporte coletivo de João Pessoa em 2017, projeto este desenvolvido, claro, em parceria com a Semob. O local do evento foi o auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE/PB, tendo havido homenagens e premiações aos operadores de melhor desempenho em 2017. Até mesmo nessa solenidade a ênfase foi o incentivo ao treinamento. E lá estiveram os emboladores Condor e Wil, cantando “Transportar bem/ Transportar bem/ Esse é o seu negócio e o nosso também!” e lembrando como cada operador deve tratar o seu principal patrão, que é o passageiro!

Leia Também