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DIA DA ALFABETIZAÇÃO

Projetos reforçam leitura e escrita nas escolas

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publicado em 08/09/2017 às 13h05
atualizado em 08/09/2017 às 10h08
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A Prefeitura de Curral de Cima, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo dois projetos que estão transformando a realidade de centenas de alunos identificados com dificuldade na leitura e escrita.

Com os projetos “A Leitura Faz a Diferença” e “Aprendendo com o Mundo da Leitura”, os estudantes recebem reforço para ler, escrever e interpretar textos.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Farias, estão sendo trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.

“O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desses projetos”, destacou.

Os profissionais da educação estão trabalhando o processo de alfabetização com 70% de todos os alunos em todas as séries da I e II fase do Ensino Fundamental, incluindo as turmas da EJA. Hoje o município de Curral de Cima conta com 1.301 alunos matriculados nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I fase e II fase e EJA III e IV ciclos que correspondem respectivamente aos alunos do 6º e 7º ano 8º e 9º ano.

Segundo a secretária, a execução dos projetos foi essencial para começar a corrigir uma realidade cruel no município causada, pela gestão anterior, por falta de suporte administrativo e pedagógico para os professores, assistência às famílias e também a baixa autoestima dos profissionais da rede que eram penalizados com a falta de pagamento dos seus vencimentos em dia.

“Agora estamos mudando essa realidade com atividades como a leitura diária, jogos, produção de frases e pequenos textos, exibição de gêneros textuais (vídeo aula), interpretação oral, escrita, uso da maleta da leitura com preenchimento da ficha de leitura. Além disso, os nossos profissionais mais valorizados incentivam os alunos com premiação mensal para aqueles que estão melhorando e desenvolvendo no desempenho escolar”, revelou Ana Farias.

Conforme a secretária, o trabalho realizado de maneira significativa e construtiva já mostra resultados com alunos demonstrando interesse em participar das diversas situações e evoluindo nas atividades. “De forma contextualizada, a escrita esta sendo trabalhada com base nas formas que aparecem na sociedade relacionada às situações de vida, ou seja, estamos trabalhando com a realidade dos alunos”, disse a secretária.

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